O ano de 2024 tem sido especial para aqueles que buscam ingressar no serviço público. Ao todo, mais de 13 mil editais foram publicados até o mês de outubro.
Os números foram compilados no Censo dos Concursos 2024, realizado e publicado pelo Qconcursos.
De acordo com o levantamento, o quantitativo de editais publicados superou, principalmente, o número de seleções lançadas ao longo de todo o ano de 2023.
De acordo com os dados, em 2023, o número de concursos foi 30% inferior ao de editais divulgados até outubro deste ano, quando a pesquisa foi realizada.
O crescimento no quantitativo de oportunidades demonstra uma forte retomada por parte dos órgãos e entidades da Administração Pública, para o reforço de seus respectivos quadros funcionais.
Esse reforço indica não só a recomposição do quadro de efetivos, mas também uma melhora na qualidade dos serviços prestados à população.
60% dos editais foram publicados no primeiro semestre
O Censo dos Concursos 2024 mostra também que, somente no primeiro semestre deste ano, ou seja, de janeiro a junho, cerca de 60% de todos os editais de concursos públicos foram divulgados.
O primeiro trimestre do ano representou, inclusive, a maior alta de novas seleções, superando a casa de 2 mil editais em cada um dos meses (janeiro, fevereiro e março).
O destaque em 2024 ficou com o mês de março, com, aproximadamente, 2.900 novos editais de concursos públicos.
O mês de outubro também foi, particularmente, movimentado, chegando a quase 2 mil editais.

Confira os principais concursos do primeiro trimestre de 2024
O sucesso dos três primeiros meses de 2024 foi impulsionado pela publicação de editais importantes, que eram aguardados pelos candidatos.
O principal deles foi o edital da 1ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), lançado já no mês de janeiro.
O CNU contou com a participação de diversos órgãos federais, além de uma oferta de 6 mil oportunidades, com iniciais que chegavam a R$ 20 mil.
Outro concurso que também se destacou no primeiro trimestre foi o da Caixa Econômica Federal.
Organizada pela Cesgranrio, a seleção contou com 4.050 vagas para cargos de técnico bancário, médico e engenheiro.
Além do CNU e da Caixa, outros órgãos também divulgaram editais.
Os concursos do Cefet RJ, PMERJ soldado (edital republicado), CNJ, PM SP e Penal PI foram alguns dos que tiveram editais publicados logo nos três primeiros meses do ano.
Distribuição dos concursos por esfera governamental
De acordo com o Censo dos Concursos 2024, a esfera estadual foi responsável por quase 50% dos editais.
Já a municipal contou com quase 40% dos novos editais, enquanto os concursos federais foram responsáveis por 13% do quantitativo geral de concursos abertos em 2024.

Das unidades da federação, o Estado de São Paulo foi o que mais se destacou, com mais de 4 mil editais publicados em 2024.
A principal contribuição para esse número foi o quantitativo de concursos realizados pela Escola Técnica Estadual (Centro Paula Souza).
No entanto, o estado também se destacou com editais muito visados pelos candidatos, como os concursos da PM SP.
Em seguida, aparece o Estado de Minas Gerais, com aproximadamente 1.187 concursos públicos. Os editais contemplaram diversos setores, como as áreas Administrativas do Executivo mineiro e as diversas prefeituras do estado.
Santa Catarina foi o terceiro estado com mais concursos em 2024, com 740, enquanto o Rio Grande do Sul contou com 720 novos editais este ano.
Regiões com mais concursos públicos
O Censo dos Concursos 2024 apontou que o Estado de São Paulo foi a unidade da federação que mais registrou editais este ano.
Puxado pelo quantitativo de vagas no estado paulista, a região de Sudeste foi a que mais contou com concursos públicos em 2024, com mais da metade dos editais publicados.
A Região Sul vem logo em seguida, com pouco mais de 15% de todos os editais publicados neste ano.
No entanto, na contramão do Sudeste e Sul, as regiões Norte e Centro-Oeste aparecem com o menor número de editais em 2024.

Veja os cargos mais ofertados em concursos
O Censo dos Concursos 2024 também revela os cargos que mais contaram com vagas neste ano.
De acordo com o levantamento, a área da Educação foi o principal destaque, tanto nos concursos municipais quanto nos estaduais.
A área Administrativa também se destacou, principalmente nos concursos federais e municipais.
Outro ponto apontado pelo Censo dos Concursos 2024 foram os editais estaduais voltados para a Segurança Pública, que representaram cerca de 35% das vagas.
Das carreiras ofertadas em todas as esferas, o maior número de vagas foi para o cargo de professor, com 5.468 oportunidades oferecidas.
Em seguida, destacam-se os cargos de psicólogo e enfermeiro, com 818 e 784 vagas, respectivamente.
Quer se manter por dentro dos concursos no Brasil e conhecer todos os detalhes dos editais divulgados ao longo de 2024? Então baixe AQUI gratuitamente o Censo dos Concursos 2024.






















