Censo dos Concursos aponta mais de 13 mil editais em 2024

Censo dos Concursos 2024 revela crescimento em número de concursos, com mais de 13 mil editais somente neste ano. Veja os detalhes abaixo!

Censo dos Concursos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:21/12/2024 às 09:00
Atualizado em:17/12/2024 às 14:18

O ano de 2024 tem sido especial para aqueles que buscam ingressar no serviço público. Ao todo, mais de 13 mil editais foram publicados até o mês de outubro.


Os números foram compilados no Censo dos Concursos 2024, realizado e publicado pelo Qconcursos.


De acordo com o levantamento, o quantitativo de editais publicados superou, principalmente, o número de seleções lançadas ao longo de todo o ano de 2023.


De acordo com os dados, em 2023, o número de concursos foi 30% inferior ao de editais divulgados até outubro deste ano, quando a pesquisa foi realizada.


O crescimento no quantitativo de oportunidades demonstra uma forte retomada por parte dos órgãos e entidades da Administração Pública, para o reforço de seus respectivos quadros funcionais.


Esse reforço indica não só a recomposição do quadro de efetivos, mas também uma melhora na qualidade dos serviços prestados à população.

60% dos editais foram publicados no primeiro semestre

O Censo dos Concursos 2024 mostra também que, somente no primeiro semestre deste ano, ou seja, de janeiro a junho, cerca de 60% de todos os editais de concursos públicos foram divulgados.


O primeiro trimestre do ano representou, inclusive, a maior alta de novas seleções, superando a casa de 2 mil editais em cada um dos meses (janeiro, fevereiro e março).


O destaque em 2024 ficou com o mês de março, com, aproximadamente, 2.900 novos editais de concursos públicos.


O mês de outubro também foi, particularmente, movimentado, chegando a quase 2 mil editais.

Confira os principais concursos do primeiro trimestre de 2024

O sucesso dos três primeiros meses de 2024 foi impulsionado pela publicação de editais importantes, que eram aguardados pelos candidatos.


O principal deles foi o edital da 1ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), lançado já no mês de janeiro.


O CNU contou com a participação de diversos órgãos federais, além de uma oferta de 6 mil oportunidades, com iniciais que chegavam a R$ 20 mil.


Outro concurso que também se destacou no primeiro trimestre foi o da Caixa Econômica Federal.


Organizada pela Cesgranrio, a seleção contou com 4.050 vagas para cargos de técnico bancário, médico e engenheiro.


Além do CNU e da Caixa, outros órgãos também divulgaram editais.


Os concursos do Cefet RJ, PMERJ soldado (edital republicado), CNJ, PM SP e Penal PI foram alguns dos que tiveram editais publicados logo nos três primeiros meses do ano.

Distribuição dos concursos por esfera governamental

De acordo com o Censo dos Concursos 2024, a esfera estadual foi responsável por quase 50% dos editais.


Já a municipal contou com quase 40% dos novos editais, enquanto os concursos federais foram responsáveis por 13% do quantitativo geral de concursos abertos em 2024.

Das unidades da federação, o Estado de São Paulo foi o que mais se destacou, com mais de 4 mil editais publicados em 2024.


A principal contribuição para esse número foi o quantitativo de concursos realizados pela Escola Técnica Estadual (Centro Paula Souza).


No entanto, o estado também se destacou com editais muito visados pelos candidatos, como os concursos da PM SP.


Em seguida, aparece o Estado de Minas Gerais, com aproximadamente 1.187 concursos públicos. Os editais contemplaram diversos setores, como as áreas Administrativas do Executivo mineiro e as diversas prefeituras do estado.


Santa Catarina foi o terceiro estado com mais concursos em 2024, com 740, enquanto o Rio Grande do Sul contou com 720 novos editais este ano.

Regiões com mais concursos públicos

O Censo dos Concursos 2024 apontou que o Estado de São Paulo foi a unidade da federação que mais registrou editais este ano.


Puxado pelo quantitativo de vagas no estado paulista, a região de Sudeste foi a que mais contou com concursos públicos em 2024, com mais da metade dos editais publicados.


A Região Sul vem logo em seguida, com pouco mais de 15% de todos os editais publicados neste ano.


No entanto, na contramão do Sudeste e Sul, as regiões Norte e Centro-Oeste aparecem com o menor número de editais em 2024.

Veja os cargos mais ofertados em concursos

O Censo dos Concursos 2024 também revela os cargos que mais contaram com vagas neste ano.


De acordo com o levantamento, a área da Educação foi o principal destaque, tanto nos concursos municipais quanto nos estaduais.


A área Administrativa também se destacou, principalmente nos concursos federais e municipais.


Outro ponto apontado pelo Censo dos Concursos 2024 foram os editais estaduais voltados para a Segurança Pública, que representaram cerca de 35% das vagas.


Das carreiras ofertadas em todas as esferas, o maior número de vagas foi para o cargo de professor, com 5.468 oportunidades oferecidas.


Em seguida, destacam-se os cargos de psicólogo e enfermeiro, com 818 e 784 vagas, respectivamente.


Quer se manter por dentro dos concursos no Brasil e conhecer todos os detalhes dos editais divulgados ao longo de 2024? Então baixe AQUI gratuitamente o Censo dos Concursos 2024.