Ao todo, foram mais de 10 mil concursos públicos com editais publicados.
Os dados são do Censo dos Concursos Públicos, uma iniciativa conjunta do Qconcursos e da Folha Dirigida, que coletou informações de janeiro a 31 de outubro de 2023.
O levantamento surge como uma ferramenta inovadora e imprescindível, que pretende promover uma análise profunda e abrangente sobre o assunto.
Com ele será possível compreender não apenas a quantidade, mas também a qualidade e as dinâmicas que permeiam o universo dos concursos no Brasil.
Segundo semestre de 2023 teve alta nos concursos
Dos mais de 10 mil concursos lançados em diversas esferas governamentais. O segundo semestre representa pouco mais de 50% dos editais publicados no ano.
Para se ter ideia, somente o mês de outubro contabilizou quase 2 mil concursos públicos realizados. No entanto, o movimento de alta se iniciou logo no mês de agosto. Confira o gráfico abaixo!
Milhares de vagas em todo o país
Ao longo do ano, foram ofertadas milhares de vagas em diferentes esferas governamentais, incluindo municípios, estados e a esfera federal. Órgãos como bancos, tribunais, agências reguladoras e ministérios promoveram concursos com o intuito de preencher lacunas em seus quadros de pessoal.
A diversidade de cargos oferecidos proporcionou oportunidades para profissionais de diferentes formações acadêmicas e níveis de experiência. Desde vagas para candidatos com ensino médio até aquelas destinadas a profissionais com nível superior, os concursos públicos em 2023 contemplaram uma ampla gama de perfis profissionais.
O ano foi marcado por uma expressiva movimentação no âmbito dos concursos públicos no Brasil, evidenciando a busca constante por estabilidade e oportunidades de carreira no serviço público. A oferta diversificada de vagas abriu portas para profissionais de diferentes áreas, contribuindo para a dinâmica do mercado de trabalho no país.
É possível observar também no gráfico que a esfera federal mais que dobrou a quantidade média de concursos comparando as duas metades do ano.
No primeiro semestre apresentou uma média de aproximadamente 105 concursos por mês, enquanto que no segundo semestre passou para uma média de aproximadamente 230 concursos.
Como mostrado anteriormente, em 2023, foram ofertados pouco mais de 10.000 concursos. Mas como eles estão distribuídos entres as esferas governamentais?
Quantidade de concursos por região do país
Com mais de 10 mil concursos realizados pelo país em 2023, fica a pergunta de “como eles foram distribuídos?”, sendo municipal, estadual ou federal.
- Concursos Municipais (37%)
- Concursos Estaduais: (50%)
- Concursos Federais (13%)
Os concursos públicos municipais geralmente possuem uma menor exigência em termos de escolaridade e consequentemente possuem uma remuneração menos atraente.
As três instituições com mais concursos na esfera municipal foram as prefeituras de Bauru-SP, Rio de Janeiro-RJ e Maracajá-SC.
Quando levamos em consideração os estados que tiveram mais concursos municipais realizados, observamos que São Paulo e Santa Catarina formam o primeiro bloco com um volume bastante grande de concursos nessa esfera, com mais de 800 cada.
→ Prepare-se para novos concursos públicos em 2024
Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná tiveram mais de 430 concursos municipais. Na carreira municipal, o cargo mais contemplado foi o de professor, com 28% da oferta.
Já os estaduais foram representados com pouco mais de 5.500 editais publicados, sendo aproximadamente 58% pertencentes à Escola técnica Estadual de São Paulo (ETEC). O segundo instituto que aparece com mais concursos é a Fatec, seguido pela Unesp, com 433 e 353 concursos.
Em se tratando dos cargos que mais aparecem dentro da esfera estadual, temos os professores com aproximadamente 76% das ocorrências.
No caso dos federais foram somados pouco mais de 1.200 concursos realizados. É possível consolidar de vez a ideia de que instituições de ensino e cargos de professores dominam a cena dos concursos. Das 100 instituições com mais concursos em 2023, apenas 7 não são de instituições de ensino.