CNU 2025: banca retifica classificação do bloco 4; entenda!

De acordo com a banca, foi identificada a necessidade de ajuste no gabarito definitivo em algumas questões. Veja os detalhes abaixo!

Autor:Mateus Melis
Publicado em:24/11/2025 às 07:43
Atualizado em:24/11/2025 às 07:44

A Fundação Getulio Vargas (FGV), banca da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025), retificou a lista de classificados do Bloco 4 após identificar erro material no gabarito que foi utilizado para o resultado final da prova objetiva da seleção.


O comunicado de retificação do resultado foi divulgado na última sexta-feira, 21 de novembro, no portal da banca organizadora e na página oficial do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).


De acordo com o comunicado da banca, as questões 64 (prova tipo 1), 62 (prova tipo 2), 65 (prova tipo 3) e 55 (prova tipo 4) tiveram os gabaritos alterados da opção “E” para “A”.


Com a retificação do gabarito, 197 candidatos que figuravam na lista de aprovados para as próximas fases deixaram de constar, enquanto 214 novos candidatos passaram a compor a lista de classificação.


As versões atualizadas da Relação de Notas Mínimas Necessárias (NMN), do gabarito definitivo, do resultado da prova objetiva e do anexo dos editais de convocação para as fases seguintes já estão disponíveis na página oficial do CNU 2025.

Prazo para a etapa de títulos está aberto

Os convocados para as fases seguintes do CNU 2025 deverão ter atenção ao cronograma, pois a fase da etapa de títulos já está aberta.


O prazo ficará aberto até as 23h59 de 25 de novembro, pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso.


A documentação precisará ser anexada em campo específico, nos formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5 MB do documento original ou de cópia autenticada, frente e verso.


A avaliação de títulos do CNU é aplicada somente aos classificados na prova objetiva que concorrem aos cargos e especialidades com previsão de títulos nos anexos dos blocos temáticos do edital. A lista completa de convocados está disponível aqui!


A avaliação de títulos tem caráter somente classificatório. Os candidatos poderão ganhar pontos adicionais ao comprovarem especializações acadêmicas.


Black Friday Qconcursos: até 46% OFF para você começar a estudar hoje.

FGV retifica classificação do bloco 4 após alteração em gabarito

(Foto: Divulgação)

Prova discursiva em dezembro

A prova discursiva do CNU 2025 será realizada no dia 7 de dezembro. Os locais de aplicação serão divulgados em 1º de dezembro, pelo site da banca organizadora do concurso.


Os horários de aplicação da discursiva serão diferentes a depender da escolaridade dos cargos em disputa. Confira:

  • nível médio: das 13h às 15h;
  • nível superior: das 13 às 16h.

Para os cargos de nível médio, a prova discursiva cobrará a elaboração de uma redação dissertativo-argumentativa, no valor total de 30 pontos.  


Já para cargos de nível superior, a prova consistirá em duas questões, valendo 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos.  


Baixe o e-book com dicas de como fazer uma redação nota 10 no CNU, segundo o professor Décio Terror. Confira aqui!


Os textos deverão ter até 30 linhas e serão avaliados a partir de dois critérios: 

  • Conhecimentos Específicos (50% da nota total para nível superior): será considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático. Serão observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.
  • Domínio da Língua Portuguesa (50% da nota para nível superior e 100% para nível médio): na avaliação do uso da Língua Portuguesa, será analisada a capacidade de a pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Serão considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.

O resultado preliminar da etapa discursiva e a disponibilização do espelho de correção estão previstos para janeiro. 


Saiba mais

Carregando...