CNU 2025: nova retificação altera provas, salários, vagas e mais

Edital do CNU 2025 passa pela quarta retificação com mudanças em provas, salários, cargos e requisitos de formação. Confira detalhes!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:05/08/2025 às 11:43
Atualizado em:05/08/2025 às 12:29

Foi publicada a quarta retificação do edital do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025. O novo documento inclui mudanças na estrutura das provas, requisitos de formação, conteúdo programático, salários e até distribuição de vagas.


A retificação foi divulgada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 5, e afeta diversos blocos temáticos e cargos da seleção.

Abaixo, veja um resumo das principais mudanças.


► Alterações na estrutura de provas

Os itens 8.9 e 8.10 do edital foram retificados. Com isso, houve ajustes nos anexos que detalham os pesos dos eixos temáticos e na estrutura da prova de nível intermediário (nível médio), que agora contará com 68 questões de múltipla escolha. O conteúdo está especificado nos anexos VIII e IX da retificação.


Além disso, foram incluídos os itens 9.14.1 e 9.14.2, que tratam de condutas durante a aplicação da prova. Um dos pontos destacados é que as três últimas pessoas na sala deverão permanecer até que todas entreguem suas provas, salvo exceções.


► Mudança no cronograma

A data de divulgação do resultado preliminar da avaliação de títulos foi alterada de 2 de janeiro de 2025 para 2 de janeiro de 2026.


► Conteúdo programático atualizado

Houve correções no conteúdo do Eixo Temático 1 – Seguridade Social, com ajustes nos artigos constitucionais exigidos.

Edital do CNU 2025 passa pela quarta retificação e tem diversas mudanças

(Foto: Governo Federal)


► Novas regras para títulos

Quadros de títulos foram suprimidos para alguns cargos, como:

  • Especialista em Atividades Hospitalares – Farmácia;
  • Pesquisador em Saúde Pública – Medicina; e
  • Tecnologista – Processos Químicos Industriais.

Outros cargos, por outro lado, passaram a exigir títulos, com inclusão de quadros específicos. É o caso dos postos do Bloco 4, como Tecnologista – Eletrônica, Telecomunicações e Aeroespacial, entre outros.


► Requisitos de formação atualizados

Diversos cargos tiveram os requisitos de escolaridade ajustados ou detalhados. Entre os exemplos:

  • médico – Medicina do Trabalho: agora exige RQE ou residência reconhecida;
  • terapeuta ocupacional: teve a descrição reformulada e passou a exigir especialização em contexto hospitalar;
  • tecnologista – Tecnologia da Informação: passou a exigir pós-graduação (mestrado); e
  • pesquisador – Ômicas Marinhas e Oceanografia: agora aceita formações mais amplas.

Mudanças na vinculação de cargos e órgãos

Alguns cargos antes vinculados ao Ministério da Saúde foram realocados para o Hospital das Forças Armadas (HFA), com mudanças nos nomes das especialidades, como:

  • PsicologiaPsicologia – Neuropsicologia
  • NutriçãoNutrição Clínica

Salários e distribuição de vagas alterados

No Bloco 5, a remuneração do cargo de contador – especialidade em Contabilidade foi modificada. A Gratificação de Desempenho de Atividade Fazendária (GDAFAZ) de 80 pontos caiu de R$4.181,00 para R$3.344,80.


Além disso, ainda no Bloco 5, a vaga para o cargo de estatístico – especialidade Estatística foi realocada de cotas para pessoas negras para cotas de pessoas com deficiência.


Pesos dos eixos temáticos foram ajustados

Blocos como o B3-03 (área de Química) tiveram mudanças na distribuição dos pesos dos eixos temáticos. O mesmo ocorreu no Bloco 4 para o cargo de engenheiro agrônomo.

>> Maratona CNU 2025. Comece AGORA a estudar gratuitamente com os professores do Qconcursos <<

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscritos

Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação, o Concurso Nacional Unificado registrou 761.528 inscrições somando todos os nove blocos temáticos. Esta é a segunda edição do chamado “Enem dos Concursos”.


O Bloco 9 (nível intermediário – Regulação) teve o maior número de inscritos, com 177.598 candidatos. Veja aqui a lista de inscritos por bloco!


Vale lembrar que o prazo para inscrições foi encerrado em 20 de julho. Segundo o Governo Federal, apenas no último dia foram registradas 180 mil candidaturas. Não houve prorrogação.


A procura pelo CNU já era alta desde o primeiro dia, quando a seleção recebeu mais de 100 mil inscrições nas primeiras 24 horas, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação.


No entanto, a segunda edição não superou o CNU 2024, que bateu recorde de inscritos e se tornou uma das maiores seleções da história do país, com 2.144.435 candidatos. Veja o ranking completo aqui!


Confira também outros dados do CNU 2025:

CNU 2025 terá provas objetivas em outubro

A edição de 2025 do Concurso Nacional Unificado contará com um novo formato de aplicação das provas. Diferente do modelo anterior, as etapas objetiva e discursiva ocorrerão em datas distintas.


A avaliação objetiva será realizada em 5 de outubro, para todos os candidatos. Já as provas discursivas ficarão restritas aos classificados na primeira fase, com aplicação prevista para 7 de dezembro.


O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), com informações sobre o local da prova objetiva, estará disponível a partir de 22 de setembro, no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso.


Para cargos de nível médioserão cobradas 68 questões objetivas, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 48 de Conhecimentos Específicos.


Já para os cargos de nível superior serão 90 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.


Somente os classificados, em até nove vezes o número de vagas por cargo, serão convocados para a prova discursiva.


A etapa discursiva dos cargos de nível superior será composta por duas questões discursivas. Para os cargos de nível médio, o exame consistirá em uma redação dissertativa-argumentativa.

>>> Baixe Caderno de Questões do CNU para nível médio <<<

Clique para se preparar

Carregando...