Porém, alguns órgãos que receberam aval para novos concursos já confirmaram a participação no próximo CNU. São eles:
O Ministério da Saúde, por sua vez, disse que avalia a possibilidade de participar da edição do CNU em 2025. A pasta tem autorização para preencher 319 vagas efetivas.
A ministra Esther Dweck também já adiantou que as duas novas carreiras transversais do Governo Federal serão contempladas, sendo elas:
- analista técnico de Justiça e Defesa; e
- analista técnico de desenvolvimento socioeconômico.
Ambas as carreiras são de nível superior e têm salários iniciais em torno de R$9 mil. Nesse caso, os concursos ainda não foram autorizados e devem receber o aval somente depois da aprovação do Orçamento deste ano pelo Congresso Nacional.

MGI é a pasta responsável por organizar o Concurso Unificado
(Foto: Qconcursos Folha Dirigida)
Outra carreira, segundo Esther, que deve estar no CNU 2025 é a de analista-técnico administrativo (ATA), que já conta com autorização para 28 vagas.
Vale pontuar que órgãos que receberão aval para novos concursos em 2025 ainda poderão manifestar interesse em aderir à próxima edição do CNU.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta as melhores ofertas AQUI!
Provas do CNU 2025 devem ocorrer em agosto
Ainda segundo a ministra Esther Dweck, o Governo Federal trabalha com a estimativa de realizar as provas do CNU 2025 em agosto.
Isso por ter a menor incidência de chuvas no Brasil e evitar possíveis remarcações, como ocorreu na primeira edição do Concurso Unificado.
"A gente espera o edital até o finalzinho do primeiro trimestre. A prova, a gente gostaria de repetir em agosto. A gente ainda não sabe se vai ser possível pelo prazo do edital. Agosto é o mês de menor incidência de chuvas no Brasil. A ideia é fazer a prova no início do segundo semestre, essa é a nossa lógica de calendário", afirmou Esther, durante participação no programa Bom dia, Ministra, do canal GOV.
O Concurso Nacional Unificado é uma uma iniciativa pioneira do Governo Federal para o recrutamento de novos servidores.
A primeira edição, aberta em 2024, ofertou 6.640 vagas para diferentes órgãos e autarquias do Poder Executivo Federal, abrangendo carreiras de níveis médio e superior.
Nesse modelo, os candidatos puderam se inscrever em diversas carreiras dentro de um mesmo bloco temático, pagando apenas uma taxa, o que ampliou a concorrência.
Outra inovação foi o aumento dos locais de prova. Os exames do CNU foram aplicados no dia 18 de agosto, em mais de 200 cidades do país.
Antes, a maioria dos concursos federais era realizada somente nas capitais dos estados e no Distrito Federal, ou exclusivamente em Brasília DF.
De acordo com o governo, a ampliação dos locais de aplicação democratizou o acesso ao funcionalismo público.
CNU 2025 deve ter em torno de 3 mil vagas
Apesar da oferta do CNU 2025 ainda não ter sido fechada, membros do Governo Federal já falaram sobre o assunto.
A ministra Esther Dweck, por sua vez, disse que a oferta será menor que as 6.640 vagas do primeiro Concurso Unificado.
"Pelo represamento que havia, o primeiro CNU veio com uma quantidade de carreiras e cargos gigantesca, que não tende a ser o caso do próximo, que terá um número menor, mas, ainda assim, será super atrativo".
Já o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação, José Celso Cardoso Júnior, informou, em entrevista ao Qconcursos Folha Dirigida, que o novo CNU trará em torno de 50% da oferta do primeiro edital.
"Está em aberto um conjunto de vagas que estão previstas de serem autorizadas em 2025, no Orçamento que não foi aprovado ainda. Tudo somado, a gente acredita que pode conseguir reunir algo como 3 mil, 3.500 vagas para realizar uma segunda edição do concurso unificado".
Ao ser questionado se a Fundação Cesgranrio permanecerá como a banca organizadora do concurso, José Celso explicou que uma nova licitação será feita por meio de uma seleção pública e que grandes instituições poderão participar do processo.
Os preparativos para o CNU 2025 já começaram e uma nova maratona está a caminho, com aulas exclusivas, orientação de estudos e simulados. Inscreva-se agora e saia na frente!
Vagas do concurso PF não estarão no próximo CNU
A Polícia Federal recebeu autorização para realizar dois concursos, sendo um na área Administrativa e outro na área Policial.
Veja a divisão das vagas:
- área Administrativa: 192 vagas; e
- área Policial: mil vagas.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmou que os concursos PF serão realizados de forma independente, sem adesão ao Concurso Nacional Unificado.
Veja o que disse o MJSP:
"O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informa que o concurso para provimento de cargos da Polícia Federal será realizado diretamente por banca contratada pela instituição, não integrando o CNU 2025", informou a pasta.
Desta forma, a Polícia Federal publicará seus próprios editais para ingresso de novos servidores.
Treine seus conhecimentos com questões para o CNU 2025!