Com expectativa pela vacina, setor de serviços deve contratar mais
Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs, fala sobre as expectativas para o setor de serviços e deixa dicas para conseguir um vaga nessa área.
Autor:
Publicado em:19/03/2021 às 08:00
Atualizado em:19/03/2021 às 08:00
O setor de serviços representa cerca de 74% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, além de ter a maior participação nas vagas de emprego ofertadas. Supermercados, transportes, farmácias, bancos, jornais e diversos outros ramos compõem essa área.
Com a pandemia e a queda no consumo, muitas dessas empresas tiveram perdas enormes, o que levou o setor a fechar o ano de 2020 com um tombo recorde de 7,8%, sendo a maior retração registrada nos últimos 25 anos.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados neste mês, ovolume de serviços prestados no Brasil cresceu 0,6% em janeiro, na comparação com dezembro. Com isso, são oito meses sem registrar queda.
Nesses oito meses sem variação negativa, o setor acumulou ganho de 19,6%, mas o patamar ainda está 3% abaixo de fevereiro de 2020, antes da pandemia ser declarada. No entanto, existem projeções de melhora.
"De forma geral, acreditamos em um cenário positivo mesmo com essa nova onda de Covid-19, muito pela expectativa da vacina. Desde junho de 2020 estamos acompanhando uma retomada gradativa da promoção de vagas, isso quando comparado ao primeiro semestre de 2020", afirma Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs.
Apesar das quedas, o setor de serviços não parou durante a pandemia, especialmente as atividades consideradas essenciais. Segundo Ana Paula, essa área continua tendo espaço garantido na economia brasileira.
"Setores de serviços, produtos, saúde, tecnologia, e-commerce, agronegócio e construção civil estão em alta, enquanto a indústria automotiva e setores sazonais, como educação e turismo, por exemplo, devem continuar em baixa neste início do ano", aposta.
A executiva explica que, pelo momento de instabilidade e as incertezas causadas pela pandemia, muitas empresas deixaram as ações para o futuro e aquelas que demitiram ou congelaram suas vagas estão voltando a contratar agora.
Informática, Administração e Construção lideram oferta de vagas
O número de anúncios de oportunidades no setor de serviços na plataforma do InfoJobs, atualmente, é de 35.827. A companhia explica que essa não é a quantidade de vagas em si, apenas de anúncios publicados — que podem ter mais de uma vaga em cada.
Esse número é menor do que o mesmo período do ano passado, onde foram registrados 74.529 anúncios. Mas, com a expectativa de melhora, alguns setores já se destacam na oferta de empregos.
De acordo com dados do InfoJobs, o setor de Informática, TI e Telecomunicação representa 12,3% das vagas disponíveis na plataforma, seguido por Administração, com 11%, e Construção e Manutenção, com 9,4%. Logística, Saúde e Alimentação vêm logo depois, com 8,4%, 7,8% e 6,5%, respectivamente.
Confira os cargos com mais vagas em cada área:
Informática, TI e Telecomunicações têm mais vagas de trainees, consultores, analistas e encarregados;
Na área de Administração, há mais chances estagiários, auxiliares, assistentes e diretores;
Construção e Manutenção contratam mais operários;
Já na área de Logística, as oportunidades são para supervisores;
Enquanto a área da Saúde tem o maior número de vagas para especialistas;
Alimentação e Gastronomia têm mais chances para coordenadores e gerentes.
E como conseguir uma dessas vagas?
Ana Paula aconselha não deixar de buscar por essas oportunidades e reforça que, agora, o ponto positivo é a perspectiva de melhora. Além disso, ela chama atenção para a possibilidade de procurar empregos fora da sua localidade e até mesmo trabalhar em home office, quando possível.
"Além de um volume maior de vagas, o mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e a pandemia aliada com a tecnologia trouxe a possibilidade de encontrar empregos não só na sua cidade, mas em outros estados ou outros países. Isso amplia muito o leque de oportunidades e qualidade de vida aos profissionais."
Uma dica que ela deixa é procurar aprimorar seus conhecimentos técnicos e também desenvolver suas habilidades comportamentais. Com as coisas em constante evolução, você não pode ficar para trás.
"Se o mercado e os processos estão mudando, os profissionais também precisam mudar. Por isso, é importante se atualizar sempre, acompanhar as tendências, ferramentas novas, estar pronto para as oportunidades", afirma.
Outro ponto importante, segundo ela, é mapear as companhias em que você deseja trabalhar. "Sempre importante estar atento ao perfil solicitado pelas empresas e restringir a candidatura às vagas que condizem com o seu perfil."
Com muitos processos seletivos acontecendo de forma online, também é imprescindível buscar informações e estar preparado para uma entrevista por vídeo ou uma resposta a um teste online.
Veja algumas dicas deixadas pela gerente para você mandar bem em uma entrevista online:
→ Teste o computador antes do horário combinado;
→ Verifique a conexão;
→ Procure um ambiente tranquilo, sem interrupções;
→ Busque sobre a empresa que vai fazer a entrevista;
→ Busque sobre a posição que pode ocupar;
→ Se expresse com tranquilidade, contando todos os conhecimentos e todas as habilidades comportamentais.