MEC divulga novos editais do Prouni e Fies. Confira!
Sisu vai ofertar mais de 51 mil vagas em 57 instituições
Autor:
Publicado em:17/06/2020 às 11:30
Atualizado em:17/06/2020 às 11:30
O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira, 18, os novos editais para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os novos documentos alteram as datas das inscrições do programas de ingresso às universidades públicas e privadas de todo o país, com entrada no segundo semestre.
A data de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também foi alterada, mas o edital ainda não foi divulgado. Anteriormente, o cadastro seria realizado entre os dias 16 a 19 de junho, sendo adiado para 7 a 10 de julho. A partir do dia 30 de junho, os candidatos poderão consultar as 51.800 mil vagas disponíveis na página do programa.
De acordo com secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas Souza, a prorrogação também trouxe o aumento do número de oportunidades.
“Se nós não tivéssemos prorrogado na data prevista a gente só teria, no máximo, 40 mil vagas ofertadas. E essa prorrogação permitiu um acréscimo de pelo menos 20% no número de vagas. Hoje, são 51 mil vagas que serão ofertadas no Sisu justamente em função da prorrogação”, comentou o secretário.
O secretário ainda explicou que a mudança ocorreu devido à suspensão de algumas atividades acadêmicas e administrativas nas instituições devido às medidas de isolamento social adotadas para conter a pandemia do novo Coronavírus.
Atendendo às solicitações da Associação Nacional de Dirigentes de Institutos Federais de Ensino Superior (Andifes), primeiro o MEC postergou o prazo para as instituições aderirem ao Sisu, que passou para 25 a 29 de maio para o dia 12 de junho.
Novo período de inscrição no Sisu começa dia 7 de julho
(Foto: Pixabay)
Prouni recebe inscrição a partir de 14 de julho
As inscrições para o Prouni, que oferta bolsas integrais e parciais (50%) em instituições de ensino privada, ficarão abertas entre os dias 14 e 17 de julho, no site do Programa.
Somente poderá se inscrever o candidato que não tenha diploma de curso superior e tenha participado da edição de 2019 do Enem. Além disso, o concorrente deve atender a pelo menos um das seguintes condições:
tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
seja pessoa com deficiência;
seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.
Podem se candidatar às bolsas integrais os estudantes que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já às bolsas parciais, podem se candidatar aqueles que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.
O processo de seleção do Prouni será realizado em duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis nas seguintes datas:
Primeira chamada: 21 de julho de 2020. Segunda chamada: 4 de agosto de 2020.
O candidato pré-selecionado deverá fazer a entrega da documentação exigida pela instituição de ensino nas seguintes datas:
Primeira chamada: de 21 a 28 de julho de 2020. Segunda chamada: de 4 a 11 de agosto de 2020.
Os estudantes que não conseguirem a bolsa de estudos poderão participar da lista de espera. O candidato deverá manifestar o interesse na página do Prouni, no período de 18 a 20 de agosto.
Fies inscreve a partir de 21 de julho
As inscrições para o Fies serão recebidas entre os dias 21 e 24 de julho, no site do sistema de seleção - FiesSeleção. Somente poderá se inscrever o candidato que atenda às seguintes condições:
tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, e nota na prova de redação superior a 0;
possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos, nos termos do art. 5º-C da Lei nº 10.260, de 2001.
No momento do cadastro, o candidato deve informar o CPF, e-mail, nomes dos familiares, CPF dos familiares com idade igual ou superior a 14 anos, as datas de nascimento de cada familiar informado e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.
Além disso, deverá ser informado os parâmetros que definem o grupo de preferência, a ordem de prioridade das três opções de curso/turno/local de oferta e demais exigências solicitadas no site.
O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 28 de julho e será constituído de chamada única e de lista de espera. Os candidatos pré-selecionados deverão acessar o sistema FiesSeleção e complementar sua inscrição no período de 28 a 30 de julho.
Aqueles que não forem pré-selecionados estarão, automaticamente, na lista de espera. A pré-seleção desses concorrentes acontecerá no período de 28 de julho a 31 de agosto.
EAD no Sisu
Outra novidade desta edição é que, agora, pela primeira vez, será possível fazer inscrição também para cursos de educação a distância (EAD) no Sisu.
Para oferecer a modalidade EAD, foi necessário a alteração de regras na portaria do programa para que as universidades pudessem disponibilizar não apenas vagas nos cursos presenciais.
“Essa prorrogação nos permitiu inclusive essa inovação. Até então, as instituições públicas só poderiam oferecer vagas presenciais pelo Sisu. As vagas eventualmente de EAD que as instituições públicas têm elas oferecem nos seus próprios portais, então não é dada muita divulgação", disse o secretário.