Como estudar por questões para concursos públicos? Aprenda já!
Como estudar por questões para concursos? Diretor acadêmico e o CEO do Qconcursos falam sobre a importância do método.
Autor:
Publicado em:25/06/2019 às 12:41
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30
Uma boa preparação para concursos exige muita dedicação por parte dos candidatos. E diversas estratégias podem ser usadas para garantir um bom desempenho nas provas e a aprovação. O candidato pode elaborar um bom cronograma de estudos, assistir videoaulas.
Mas há uma estratégia infalível, que não pode faltar na preparação para concursos: a resolução de questões. Afinal de contas, de que vale ser um gênio da teoria, mas não saber colocá-la em prática? .
De acordo com Fernando Bentes, diretor acadêmico do Qconcursos, estudar por meio de questões é uma das alternativas mais eficazes, além de apresentar inúmeras vantagens, como:
1. Poder aplicar a teoria na prática, uma das grandes dificuldades que os estudantes têm;
2.Adquirir o costume de resolver questões com maior rapidez e entender como será a circunstância real da prova. O aluno consegue saber, por exemplo, quanto tempo ele perde por questão; Em uma prova de concurso público, o candidato tem, em média, 3 minutos para resolver uma questão. Se não tiver um treinamento com questões, ele não conseguirá responder todas na hora da prova e talvez não seja aprovado;
3.Entender melhor o que a teoria quer dizer;
4.Entender a personalidade da banca organizadora do concurso, como ela cobra os conteúdos, qual é o padrão de respostas;
5. Se sentir mais motivados ao ter um caso concreto para resolver, o chamado "desafio das questões".
Comece já a estudar por questões!
Resolver questões torna o estudo mais ativo
Para quem deseja incluir essa metodologia em sua rotina de estudos, a recomendação é simples. Basta selecionar as provas da banca do seu concurso e estudá-las.
"Quanto mais questões o candidato resolver, mais ele entenderá o padrão das perguntas e respostas. Ao selecionar todas as questões da banca do concurso que você irá prestar, você começará a perceber o estilo que a banca segue e cobra", reforçou Bentes.
A prática foi o que ajudou o CEO e fundador do Qconcursos, Fernando Machado, a alcançar a aprovação no Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro. Além de ter inspirado a criação da plataforma.
Enquanto estudava, Fernando mapeou as últimas provas do concurso e percebeu que havia um padrão entre elas. "Ao longo do tempo, fui reconhecendo as questões que sempre caíam nas provas", lembrou.
Em 11 semanas, Fernando conseguiu estudar por completo 24 provas. "Até que a prova acabou sendo mais um dia de exercícios para mim".
Por isso, o CEO recomenda a todos os concurseiros que utilizem a estratégia de resolução de questões, sempre que puderem. Para ele, esta é uma das melhores maneiras de otimização de tempo de estudos e garantia de uma performance de qualidade.
"A resolução de questões faz com que o estudo seja ativo, muito mais do que apenas ler a teoria" , disse Fernando Machado.
Candidatos devem se concentrar nas disciplinas mais difíceis
Segundo Fernando Machado, muitas vezes os concurseiros optam por dar mais ênfase no estudo das teorias, para dar conta de todo conteúdo cobrado no edital. No entanto, a união de teoria e prática torna a leitura mais ativa e o estudo mais eficaz.
"Se você foca na teoria, não sabe como vai ser cobrada a questão na prova. Você tende a não se concentrar", alertou Machado. E complementou: "Focar só na teoria pode cansar. A prática faz com que o estudante conheça a banca e não perca tempo estudando o que não pode ser cobrado, o que otimiza os estudos".
Outra recomendação é que o candidato priorize as disciplinas que tem maior dificuldade.
"O candidato tende a optar por estudar primeiro as questões da disciplina que mais gosta ou tem facilidade. Essa escolha é totalmente errada, visto que deve se dedicar mais, justamente, ao que se tem mais dificuldade em compreender, até chegar ao mesmo nível de conhecimento do que se sabe mais", recomendou.
O Qconcursos se consolidou no mercado como uma plataforma voltada para o estudo por questões. Posteriormente, foram integradas outras funcionalidades, como provas, videoaulas e guias de estudo. Agora, a plataforma se prepara para anunciar mais uma novidade aos concurseiros.
"Sabemos que um concurseiro não pode parar e perder tempo. E assim como nossos alunos, não podemos parar. Vamos sempre estudar, inovar e continuar a buscar o melhor. Por isso, o que faremos é fornecer uma plataforma mais completa para ele estudar. Queremos que ele tenha em mãos o que precisa para ser aprovado. Mostraremos que o Qconcursos é muito mais do que questões", disse Fernando Machado.
Segundo o CEO da empresa, após a reformulação, a plataforma irá otimizar ainda mais o aprendizado do concurseiro, fazendo com que ele estude mais em menos tempo e consiga ser aprovado. O comunicado oficial sobre o novo laçamento do Qconcursos será feito às 10 horas do dia 1° de julho.
Além disso, haverá uma programação especial durante toda a semana, com dicas de preparação. Serão abordados temas sobre como estudar melhor, estudo por questões eficiente, concursos em alta para os próximos três meses e previsões para 2020. Os interessados podem se inscrever nas lives, pelo site do Qconcursos.