O concurso da Caixa em 2021, destinado a Pessoas com Deficiência (PcD), é uma excelente referência devido à sua atualidade. Espera-se que o próximo edital de 2024 siga uma abordagem semelhante, com uma estrutura mais atualizada e já com as mudanças tecnológicas do setor bancário, não contempladas no edital de 2014.
É importante destacar que o último concurso da Caixa para ampla concorrência atraiu mais de 1 milhão de candidatos e está entre os mais concorridos da história. Diante disso, a nova seleção é aguardada com grandes expectativas e promete uma concorrência acirrada.
+ Como trabalhar na Caixa Econômica Federal

Novo concurso Caixa é confirmado para 2024. (Foto: Divulgação)
Ao que tudo indica, o próximo edital irá contemplar o cargo técnico bancário, com oportunidades para área geral e para área de tecnologia da informação. O cargo requer nível médio de escolaridade e possui salário inicial de R$3.597 mais benefícios.
Se você deseja uma dessas oportunidades, confira as dicas do professor Luiz Rezende para dar início aos estudos para a Caixa.
A BlackNovember do Qconcursos começou! Escolha estudar do jeito certo e seja aprovado com a ajuda de especialistas. ACESSE AQUI!
+ Saiba tudo sobre o concurso da Caixa
O que estudar para a Caixa?
O primeiro passo para iniciar a sua preparação é elaborar um plano de estudos pré-edital, com foco no estudo teórico e prático.
Como aconselha o professor Luiz Rezende, é importante elaborar um plano de estudos com duas matérias por dia, sendo uma com foco em teoria e outra em exercícios.
No plano de estudo da Caixa acrescente as disciplinas de matérias básicas, que são tradicionalmente cobradas em concurso de carreiras bancárias, como aponta Luiz Rezende. Sendo elas:
- Português;
- Informática;
- Matemática;
- Conhecimentos bancários; e
- Atendimento e vendas.
No estudo da informática, o professor Rezende aconselha concentrar a preparação em tópicos como segurança da informação, redes de computadores, cloud computing e sistemas operacionais, pois são de grande relevância para o concurso da Caixa.
Para Rezende, a grande aposta de banca para o concurso da Caixa de 2024 é a Cesgranrio, que foi responsável por organizar os últimos grandes concursos da área bancária nos últimos anos e ficou encarregada do concurso Caixa de 2021. Então estudar por provas organizadas pela instituição é uma boa estratégia para se destacar.
+ Qual a disciplina que mais cai no Concurso Caixa
O que caiu no concurso Caixa 2021?
O concurso Caixa 2021 ofertou 1.100 oportunidades destinada a pessoas com deficiência e foi organizado pela banca Cesgranrio.
As oportunidades foram para a carreira de Técnico Bancário Novo, em âmbito nacional, e o cargo de Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação, para o polo Distrito Federal (DF).
Os candidatos inscritos no concurso Caixa (2021), foram avaliados por meio de provas objetivas e prova de redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
As provas objetivas consistiam em 60 questões de múltipla escolha, sendo 30 questões de Conhecimentos Básicos e 30 questões de Conhecimentos Específicos.
Para o cargo de Técnico Bancário da área Geral foram cobradas as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Matemática Financeira: 10 questões ;
- Conhecimentos Bancários: 10 questões.
Conhecimentos Específicos
- Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões;
- Conhecimentos de Informática: 10 questões;
- Atendimento Bancário: 15 questões.
Já para a área de Tecnologia da Informação, as disciplinas de conhecimentos básicos foram as mesmas, enquanto a parte de Conhecimentos Específicos exigiu 30 questões de Tecnologia da Informação.
Como foram as provas do concurso Caixa 2014?
O concurso Caixa 2014 foi organizado pela banca Cespe, atual Cebraspe, e ofertou 9 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva, em cargos de nível médio e superior.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva tinha valor máximo de 120,00 pontos e foi composta de 120 questões no formato Certo ou Errado, sobre as disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos. Veja a estrutura da prova:
Conhecimentos básicos: 50 questões
Conhecimentos Específicos para Técnico Bancário (para todos os Polos, exceto Tecnologia da Informação): 70 questões
Conhecimentos Específicos de Técnico Bancário para os Polos de Tecnologia da Informação (DF, RJ E SP): 70 questões
- Tecnologia da Informação;
- Conhecimentos Bancários.
Comece a estudar para o concurso da Caixa Econômica Federal com o curso preparatório para Técnico Bancário: aproveite as melhores condições!