Como é a prova de um concurso público? Entenda!

A prova objetiva é a etapa mais comum de um concurso público. Entenda como ela funciona!

Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:07/10/2024 às 14:50
Atualizado em:07/10/2024 às 14:49

Para conquistar um cargo público, é preciso ser aprovado em um concurso, que geralmente é composto por várias etapas de avaliação. A prova objetiva é a mais comum delas. 

Mas você sabe como funciona essa etapa?


Entenda como funciona a prova de um concurso

A prova objetiva é método mais comum utilizado para avaliar candidatos em concursos públicos. O principal objetivo desta etapa é verificar o nível de conhecimento dos candidatos em relação aos conteúdos necessários para o exercício do cargo. 


A banca organizadora responsável pelo concurso é a instituição encarregada de elaborar as provas, que devem seguir as diretrizes do termo de referência da seleção.


Essas provas podem ser compostas por questões de múltipla escolha, geralmente com quatro ou cinco alternativas, sendo somente uma a resposta correta.


Dependendo da banca organizadora, as provas objetivas também podem seguir o formato certo/errado, característico do Cebraspe. Nesse caso, uma resposta errada anula uma resposta correta.


A quantidade de questões de uma prova objetiva também costuma variar, dependo do cargo e da banca examinadora.


Assim como as questões, os conteúdos cobrados em uma prova objetiva variam de acordo com o cargo, mas alguns temas são comuns na maioria dos concursos: Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos da área do cargo. 


++ Leia mais: Como estudar por questões para concurso


No Qconcursos, você pode estudar por meio de questões de forma gratuita. Saõ mais de 1 milhão de questões de diversas disciplinas e assuntos, para diferentes cargos e instituições. Cadastre-se e comece a praticar!



Outras etapas dos concursos públicos

Além da prova objetiva, os concursos também podem avaliar os candidatos por meio de outras etapas, como: provas discursivas, provas orais, testes de aptidão física, avaliação de títulos e investigações sociais, a depender do cargo concorrido.


A seguir, veja como são algumas dessas etapas:


Prova discursiva/dissertativo: pode consistir em uma redação ou questões discursivas, para avaliar a capacidade de argumentação, clareza e conhecimento do candidato em determinados tópicos.


Prova prática: etapa comum em concursos que exigem habilidades específicas, como Motoristas que passam por testes ao volante. 


Prova oral: esta etapa visa avaliar a capacidade de arguição do candidato, bem como a fluência na disciplina determinada em conteúdo programático.


Teste de Aptidão Física (TAF): avalia o condicionamento físico do candidato para exercício do cargo, sendo comum em concursos da policial e militar.


Avaliação de Títulos: comum para cargos que exigem maior qualificação, esta etapa solicita a apresentação de diplomas, certificados de cursos, comprovação de experiência profissional e outras qualificações.


Investigação Social: comum em concursos de segurança pública, essa etapa investiga o histórico do candidato, verificando a idoneidade e eventuais antecedentes criminais.


Agora que você conhece as principais etapas de avaliação de um concurso público é hora de dar o primeiro passo rumo à aprovação. Comece sua preparação agora e transforme sua história em uma jornada de sucesso!Entenda como funciona a prova objetiva de um concurso público (Foto: Freepik)


O que precisa para fazer concurso público?

Além de ser aprovado nas etapas de avaliação, o candidato deve preencher alguns requisitos básicos estabelecidos na Lei Nº 8.112, que regulamenta Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União. São eles:


I - a nacionalidade brasileira;

II - o gozo dos direitos políticos;

III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

V - a idade mínima de dezoito anos;

VI - aptidão física e mental.


Apesar dos critérios acima, cada concurso público traz determinações específicas conforme o cargo, estado ou órgão.


Os concursos da área de segurança pública, por exemplo, podem trazer limites de idade e estatura, bem como ausência de antecedentes criminais.


Portanto, é necessário estar atento às particularidades de cada vaga para conquistar o cargo dos seus sonhos.


Você sabia que passar em um concurso pode ser o primeiro passo para transformar sua vida? O e-book gratuito "Como começar a estudar para concursos públicosé o guia essencial rumo à aprovação. Acesse aqui e garanta o seu!