Concurso Adeal: após promessa, categoria cobra por edital
Após seis meses do anúncio do concurso Adeal 2022, a categoria cobra pela publicação do edital, com 60 vagas, além da revisão do PCCS.
Autor:
Publicado em:23/02/2022 às 10:41
Atualizado em:23/02/2022 às 10:41
O Sindicato dos Servidores de Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas (Sinfeagro AL) cobrou, na última terça-feira, 22, a publicação do edital do concurso Adeal. Segudo a categoria, a promessa de abertura da seleção, por parte do governo, completou seis meses.
Segundo o presidente da categoria, Otto Cabral Portela, no dia 7 de agosto do ano passado, após um convite do governador, integrantes do sindicato puderam apresentar diversas propostas a respeito dos serviços da Adeal, além de expor as atuais condições de trabalho dos servidores e a necessidade de uma reestruturação no quadro dos servidores.
"Tivemos a felicidade de sermos convidados e participamos de uma audiência com Renan Filho e foi muito positiva. Já saímos com a proposta de um concurso público para a cobertura da vacância existente, uma vez que a Adeal foi criada em 2006, sendo feito um concurso público em 2008 e, até o momento, só saíram servidores, sem a entrada de nenhum", explicou o presidente do Sinfeagro.
Otto Cabral destacou, ainda, a necessidade de um novo concurso Adeal, visto que atualmente a agência conta com um número de servidores pequeno, em função da demanda de serviço que se encontra bastante reprimida.
Ao governador Renan Filho, também foi proposto pelo Sinfeagro uma adequação das categorias, mudança de nomenclaturas e novas atribuições, dentre diversos outros pontos em benefício dos servidores, dos serviços e da agência.
Vale lembrar que, em agosto de 2021, o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, anunciou que o concurso da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária contaria com 60 vagas.
Apesar disso, o edital segue sem uma data para a publicação, estando apenas previsto para este ano, segundo a Seplag AL.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal)
Cargos: a definir
Vagas: mais de 60
Requisitos: a definir
Remuneração: a definir
Edital: 2022
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Último concurso Adeal ocorreu em 2007
O último concurso Adeal foi realizado em 2007, com a organização da Fundação Universitária de Desenvolvimento, Extensão e Pesquisa (Fundepes) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal/Copeve).
As oportunidades foram para a formação de um cadastro de reserva, em cargos dos níveis fundamental, médio e superior, sendo eles:
nível fundamental: auxiliar de serviços agropecuários;
nível médio: agente fiscal e assistente administrativo;
nível superior: fiscal estadual agropecuário e técnico administrativo.
Na época, os ganhos chegavam a R$2.030, para jornada de 40 horas. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, que contavam com questões de: Português, Matemática, Informática e Conhecimentos Específicos.