Concurso AEB deve ter banca em dezembro e edital até fevereiro

Agência Espacial Brasileira confirma preparativos do concurso AEB e revela prazo para banca e edital. Confira os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:17/10/2024 às 09:32
Atualizado em:17/10/2024 às 09:32

A Agência Espacial Brasileira informou que a previsão é contratar a banca organizadora do concurso AEB até dezembro deste ano. Os preparativos já foram iniciados.


De acordo com a autarquia, o processo está em fase de planejamento de contratação. A AEB não revelou detalhes do procedimento, tampouco se há instituições cotadas para ter propostas avaliadas.


Outra informação passada pela agência é que a previsão de publicação do edital será de acordo com a portaria de autorização, ou seja, até o início de fevereiro de 2025.


O concurso AEB foi autorizado em agosto deste ano, para o provimento de 30 vagas, nas seguintes especialidades de nível superior:

  • analista de Ciência e Tecnologia: 15 vagas; e
  • tecnologista: 15 vagas.

A portaria de autorização também revelou que o prazo entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do concurso AEB deverá respeitar um período mínimo de dois meses.


Desta forma, caso o documento com as regras seja publicado na data limite (fevereiro), as provas deverão ocorrer até abril de 2025.


Vem aí maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!

Agência Espacial Brasileira tem vagas autorizadas para um novo concurso AEB

(Foto: Governo Federal)


Em agosto, a Agência Espacial Brasileira formou uma comissão composta por servidores, para ficar encarregada dos preparativos para o próximo concurso.


O grupo formado por cinco membros da própria AEB foi oficializado por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União.


A principal função da comissão será a condução dos processos administrativos, como a publicação do edital de abertura e de outros comunicados relacionados ao concurso público.


Além disso, a equipe também será responsável pela elaboração do projeto básico, documento essencial para a escolha e contratação da banca organizadora.

Veja as demais atribuições da comissão do concurso AEB

  • planejar todas as fases do concurso público;
  • identificar os conhecimentos, habilidades e, quando for o caso, competências necessários ao exercício dos postos a prover;
  • decidir sobre os tipos de prova e os critérios de avaliação mais adequados à seleção, em vista dos conhecimentos, habilidades e competências necessários;
  • definir, com base nas atribuições dos postos, o conteúdo programático a ser avaliado;
  • decidir sobre o uso de avaliação por títulos, se lei específica não a determinar, bem como sobre os títulos a serem considerados, em vista dos conhecimentos, habilidades e competências necessários;
  • fazer publicar o edital de abertura e os demais comunicados relativos ao concurso público; e
  • executar todas as fases do concurso.

Conheça o perfil das bancas e saia na frente na preparação! Baixe o e-book "Perfil das Banca Organizadoras" e confira as características das principais bancas do país.

Conheça os salários do concurso AEB

A AEB está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o que faz com que as remunerações dos servidores estejam alinhadas com as de outras entidades do mesmo ministério.


Os ganhos são compostos pela soma do vencimento básico mais a Gratificação de Desempenho de Atividade de Ciência e Tecnologia (GDACT), que pode variar entre 80 e 100 pontos.


De acordo com a gratificação de 80 pontos, o salário inicial dos aprovados no concurso AEB será de R$8.431,89.


O servidor ainda poderá fazer jus aos valores da retribuição por titulação, o que elevará a remuneração, além do auxílio-alimentação de R$1 mil.

Último concurso AEB foi realizado em 2014

Organizado pela Cetro, o último concurso da AEB teve o seu edital publicado em 2014.


Na época, a seleção ofereceu vagas para as funções de assistente de C&T, tecnologista pleno, tecnologista júnior e analista em C&T pleno e júnior.


A única área abrangida para o cargo de tecnologista foi a de Desenvolvimento Tecnológico.


No caso do analista, foram duas as especialidades: Gestão da Política Espacial e Gestão Administrativa.


Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e de títulos.


A prova objetiva contou com 70 questões para as duas carreiras, sendo:

  • 14 de Português;
  • dez de Inglês;
  • 12 de Raciocínio Lógico; e
  • 34 de Conhecimentos Específicos.

Clique e saiba mais

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoAgência Espacial Brasileira

Cargos

2

Vagas

30