Concurso Aeronáutica: FAB suspende editais devido à pandemia
A Força Aérea Brasileira suspendeu os seis editais de concursos FAB 2021 como prevenção à Covid-19. Ainda não há previsão de retomada.
Autor:
Publicado em:07/05/2020 às 08:29
Atualizado em:07/05/2020 às 08:29
[tag_teads]
Com a aplicação de provas inicialmente prevista para o dia 17 de maio, a Força Aérea Brasileira decidiu suspender, temporariamente, os seis editais de concursos FAB 2021. A informação foi publicada por meio do próprio site e das páginas das seleções.
De acordo com o comunicado, a medida foi tomada com o objetivo de reforçar os cuidados preventivos, diminuir os riscos de contágio e estabelecer as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública internacional devido ao novo Coronavírus (Covid-19).
Até o momento não há previsão de uma data para retorno ou da publicação de um novo cronograma. No entanto, os candidatos devem continuar se preparando, pois a suspensão é temporária.
O concurso FAB oferece 150 vagas, distribuídas entre as seguintes funções: médicos da Aeronáutica (CAMAR); dentistas da Aeronáutica (CADAR); e farmacêuticos da Aeronáutica (CAFAR).
Também há dos editais para os estágios de adaptação de oficiais engenheiros (EAOEAR); oficiais de apoio (EAOAP); e de instrução e adaptação de capelães (EIAC).
Os concorrentes às vagas destinadas aos estágios de adaptação de oficiais engenheiros (EAOEAR); oficiais de apoio (EAOAP); e de instrução e adaptação de capelães (EIAC) não terão a etapa de prova prático-oral.
As provas escritas estavam agendadas para o dia 17 de maio.
Em nova data a ser divulgada, as avaliações serão compostas por questões de Língua Portuguesa (gramática e interpretação de texto) e Conhecimentos Especializados (assuntos relativos à especialidade pretendida).
Com exceção aos inscritos nas vagas do CAMAR, todos os outros farão no mesmo dia uma prova de Redação.
Os que forem aprovados em todas as etapas, dentro do número de vagas, serão convocados para o curso no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG). A formação terá uma duração de, aproximadamente, 17 semanas.
Após a conclusão do CAMAR, do CADAR, do CAFAR, do EAOEAR e do EAOP, com aproveitamento, o aluno será promovido ao posto de primeiro-tenente, cujo soldo é de R$8.245.
Já os inscritos no EIAC serão promovidos ao posto de segundo-tenente, com soldo de R$7.490.