Essa previsão é um indicativo que, se o órgão tiver celeridade e conduzir os preparativos de forma ágil, poderá contar com os servidores o quanto antes. No caso do Ministério do Trabalho, ainda não foi definida a banca organizadora.
Recentemente, em resposta exclusiva à Folha Dirigida por Qconcursos, o MTE informou que o concurso de auditor fiscal do trabalho pode ser organizado pelo próprio Ministério da Gestão e Inovação.
Este assunto, no entanto, ainda está em discussão segundo a pasta.
"Está sendo discutida a possibilidade da organização do concurso ficar a cargo do MGI, não obstante isso, ainda que a organização fique no MTE, nós preferimos dar informações após a publicação o edital", disse o MTE.
Oficialmente, o edital do concurso AFT deve ser publicado até o dia 13 de dezembro. Já as provas deverão ocorrer dois meses após a divulgação do documento.
Leia também:
+ Concurso AFT terá 55% das 900 vagas para cotas, prevê ministro
O Ministério do Trabalho e Emprego recebeu autorização para um novo concurso AFT com 900 vagas para a carreira de auditor fiscal do trabalho, que é destinada a candidatos com nível superior em qualquer área.
A remuneração é de R$23.579,71, já com o ajuste realizado pelo Governo Federal este ano e o auxílio alimentação de R$658.
O concurso AFT é aguardado há anos e bastante cobrado pela categoria.
Recentemente, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, confirmou a realização do novo concurso AFT ainda em 2023. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 19, durante o lançamento da Frente Parlamentar pelo combate ao trabalho escravo, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
"Haveremos de fazer concurso neste ano para reforçar a equipe. É uma necessidade, apesar do arcabouço fiscal".
Além do concurso AFT, o governo federal já autorizou este ano mais de 8 mil vagas em novos concursos e convocação de excedentes.
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Concurso AFT contará com 900 vagas
(Foto: Ministério do Trabalho/Governo Federal)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Como foi o último concurso AFT?
Quer ser aprovado no concurso AFT? Para isso, é necessário ter uma boa preparação. Um exemplo é tirar como base a última seleção para o cargo, que ocorreu em 2013.
Na época, foram disponibilizadas 100 vagas, mas somente 92 candidatos foram convocados, como pontuou o ex-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Silva.
Conforme relatado pelo Sinait, a carreira de auditor-fiscal do trabalho apresenta déficit de quase 50%, já que somente 1.954 servidores respondem pela fiscalização trabalhista no Brasil atualmente, segundo o sindicato.
A categoria ainda sinaliza que o último concurso, realizado em 2013, trouxe um quantitativo baixo. Portanto, não foi capaz de repor nem mesmo os auditores que se aposentaram naquele ano.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!