Concurso Agência de Fomento TO é autorizado e forma comissão
Governo autoriza primeiro concurso público para Agência de Fomento do Tocantins. Edital está previsto para maio e as provas para agosto!
Autor:
Publicado em:24/01/2023 às 10:34
Atualizado em:24/01/2023 às 10:34
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, autorizou o primeiro concurso público para Agência de Fomento do Estado. A divulgação do edital está prevista para maio e aplicação das provas para agosto de 2023.
O concurso Agência de Fomento TO estava acertado com o Ministério Público do Trabalho desde 2018. Porém, foi adiado por uma série de motivos.
"Tivemos que adiar a realização deste certame, quer seja pelo período pandêmico, quer seja por proibições da legislação eleitoral, além de outros entraves. O mais importante é que agora seguiremos com o devido andamento, visando a contratação de servidores públicos para a autarquia”, pontuou a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha.
O governador Wanderlei Barbosa, por sua vez, destacou a necessidade de novos concursos no Tocantins. Uma vez que servidores das mais diversas áreas se aposentaram ou se desligaram do serviço público gerando um déficit.
"No caso da Agência de Fomento, é histórico, pois estamos resgatando e regulamentando uma demanda antiga, autorizando a realização do primeiro concurso público da autarquia”, afirmou.
A comissão organizadora do concurso para Agência de Fomento foi formada na segunda-feira, 23, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado. O grupo tem como objetivo organizar, operacionalizar, acompanhar e fiscalizar todas as fases da seleção.
Assim como promover a contratação de banca especializada para executar o concurso. Paralelamente, a comissão promoverá estudos preliminares para determinar as necessidades de servidores em cada área técnica, cargos, requisitos e número de vagas.
O Governo do Tocantins também prepara concursos para Segurança, Saúde e Educação em 2023.
Em solenidade realizada na última quinta-feira, 19 de janeiro, que foi marcada pela formatura do Curso de Formação de Praças (CFP), o governador fez o anúncio e assinou os avais.
As 650 oportunidades serão distribuídas da seguinte maneira:
600 para o curso de formação de praças, ou seja, para soldados; e
50 para o curso de formação de oficiais.
O governador explicou que o novo concurso irá suprir o lugar dos policiais que vão para a reserva. Além disso, será estudada a possibilidade de, além das 650 vagas, também ser formado um cadastro.
“Abrimos um novo concurso e vamos analisar juridicamente se temos condições de chamar o cadastro de reserva do atual concurso”, disse o governador.