Concurso Alema: novo edital pode ser publicado até dezembro
Membro da comissão organizadora informa que concurso Alema terá novo edital até dezembro de 2021. Veja os detalhes!
Autor:
Publicado em:01/09/2021 às 12:53
Atualizado em:01/09/2021 às 12:53
A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) prepara um novo concurso público para efetivos. A estimativa é que o edital possa ser publicado até dezembro deste ano.
O prazo foi passado pelo servidor e integrante da comissão organizadora do concurso, Luiz Noleto Chaves. O Legislativo apresentou um cronograma à Justiça, em que se compromete a divulgar o edital ainda em 2021.
O Sindicato dos Servidores da Alema (SINDSALEM), porém, busca acelerar o cronograma apresentado pela Casa. A proposta é antecipar o edital, definir a data das provas para início de 2022 e evitar novos atrasos no concurso. Uma vez que o próximo ano terá eleições.
Uma audiência para definir os últimos detalhes do concurso Alema está marcada para o próximo dia 6 de outubro. O evento será aberto ao público, por meio da plataforma de vídeoconferência Zoom.
Inicialmente, a audiência estava marcada para o dia 30 de agosto. Porém, o Ministério Público do Estado (MP MA) pediu o adiamento. O que foi deferido pelo juiz substituto da Vara, que reagendou para 6 de outubro.
Para o presidente do SINDSALEM, Nataniel Serejo, o pedido do MP MA e a decisão do magistrado são contraditórios, pois se o objetivo era acelerar os trâmites, a Audiência deveria ter sido antecipada.
“Independentemente do adiamento da Audiência, a Assembleia tem o dever de cumprir o cronograma apresentado à Justiça no último mês de maio. Por isso, conclamamos todos os interessados nesse concurso a se manterem mobilizados nas redes sociais, cobrando o cumprimento desse calendário, que prevê a divulgação do edital em dezembro” disse Chaves.
Concurso Alema tem comissão formada desde 2019
Os preparativos para o novo concurso da Assembleia Legislativa do Maranhão foram iniciados em 2019, quando a comissão organizadora foi formada. O grupo é formado por quatro servidores que devem elaborar a minuta do edital, definir cargos e vagas.
A comissão também dá suporte ao processo de escolha da banca organizadora. Uma instituição será contratada para receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.
Após o contrato com a banca, o Legislativo do Maranhão poderá fechar o cronograma do concurso, com as datas do edital, inscrições e provas.
Até o momento, o órgão não informou qual será a banca organizadora, o número de vagas e cargos contemplados. Folha Dirigida está em contato com a Alema para confirmar tais informações.
A seleção é consequência de uma sentença do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, que determina a extinção de cargos comissionados em excesso e a substituição de servidores admitidos antes de 05 de agosto de 1983 sem concurso.
Assim como a Assembleia do Maranhão, diversos outros órgãos preparam concursos para 2021 e 2022. Por isso, quem deseja ingressar no serviço público deve intensificar a preparação para as provas.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
No nível fundamental, as oportunidades foram para auxiliar legislativo operacional (nas funções de motorista, operador de recursos audiovisuais, eletricista de manutenção, bombeiro hidráulico e carpinteiro).
Já no nível médio, a oferta foi para assistente legislativo (nas especialidades de agente legislativo, técnico em iluminação, criador e desenvolvedor em Web e plataformas digitais, tradutor e intérprete de libras).
Os graduados, por sua vez, puderem se inscrever para as vagas de consultor legislativo, administrador, advogado, contador, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, médico, programador de sistemas.
Além de analista de sistemas, revisor e taquígrafo. O concurso foi composto por provas objetivas para todos os cargos. Apenas para nível superior ainda foi cobrada uma avaliação discursiva.
Na objetiva, os assuntos abordados foram sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação da Assembleia do Maranhão, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.
Os classificados as carreiras de auxiliar legislativo operacional (motorista), tradutor e intérprete de libras e taquígrafo também foram submetidos a prova prática.