Concurso Alema: FGV é confirmada como banca. Edital em janeiro!
Assembleia Legislativa do Maranhão define FGV como banca organizadora para retomada do concurso Alema. Edital é previsto para este mês!
Autor:
Publicado em:03/01/2023 às 10:11
Atualizado em:03/01/2023 às 10:11
A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi definida como organizadora do concurso para a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). A dispensa de licitação para contratação da banca foi publicada no Diário Oficial da Casa.
Segundo a Alema, as candidaturas no concurso anterior serão mantidas. Quem não tiver mais interesse em participar da seleção poderá solicitar a isenção da taxa.
A estimativa da Assembleia Legislativa é que o novo edital seja publicado no dia 20 de janeiro. A oferta será de 67 vagas para provimento imediato e mais 201 vagas para formação de cadastro de reserva.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (SindSalem), Noleto Chaves, as provas devem ser aplicadas em março ou abril de 2023.
“Quanto ao conteúdo a ser cobrado, trata-se de um assunto interno, que será discutido entre a banca e a ALEMA”.
Entenda a suspensão do concurso Alema
O concurso Alema teve seu primeiro edital divulgado em dezembro de 2021. O período de inscrições foi cumprido e as provas aplicadas pela Fundação Ceperj, então banca organizadora.
Em junho de 2022, o deputado estadual Yglésio Moyses (PSB), denunciou uma possível fraude no concurso. Em suas redes sociais, ele revelou que uma conhecida quadrilha de fraudadores de concursos públicos voltou a atuar no Maranhão.
Conforme informado por Moyses, estavam na lista de aprovados da Alema: um genro de uma desembargadora, esposa de advogado de ‘alto coturno’ na cidade e irmão de ex-prefeita.
Os mesmos nomes teriam sido beneficiados em um concurso para a Prefeitura de Paço do Lumiar, no Maranhão.
“A quadrilha que atuou em Paço do Lumiar parece que voltou a atacar. Nada como o tempo para mostrar quem realmente delinquiu àquela época. Aqui na Assembleia não ficarão sem resposta! Estou analisando nome a nome, foram as mesmas famílias e nomes beneficiados”, afirmou o parlamentar.
Diante da denúncia, a Assembleia Legislativa começou a apurar o caso. Por recomendação do Ministério Público do Maranhão, no dia 21 de junho, o presidente da Casa, Othelino Neto, determinou a anulação da primeira etapa do concurso Alema.
O contrato com a Fundação Ceperj também foi rescindido. O presidente determinou a contratação de nova banca organizadora, garantindo a manutenção de todas as inscrições deferidas na seleção.
"Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e isonomia na condução do concurso da Assembleia Legislativa, a fim de selecionar os candidatos mais capacitados para integrar o quadro de pessoal deste Poder", completou.
De acordo com informações do SindSalem, a Assembleia teve tratativas com a Fundação Vunesp, Cebraspe e Fundação Getulio Vargas para organizar o concurso. A FGV, por sua vez, foi a escolhida.
Concurso Alema: veja os cargos contemplados
O primeiro edital do concurso Alema trouxe vagas para carreiras de níveis médio e superior. Os salários eram variáveis de R$3.320,62 a R$14.178,80.
A seguir, confira os cargos contemplados na seleção: