Provas do concurso Alema devem ocorrer no segundo semestre
Direção da Assembleia Legislativa revela que provas do concurso Alema devem ser aplicadas no segundo semestre. Edital sairá na quarta, 15!
Autor:
Publicado em:14/02/2023 às 10:32
Atualizado em:14/02/2023 às 10:32
A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) revelou novos detalhes sobre o concurso público da Casa. As provas devem ser aplicadas no segundo semestre de 2023. Já as inscrições devem ser realizadas até o mês de abril.
As informações foram divulgadas pela direção da Casa em matéria veiculada pela TV Assembleia na segunda-feira, 13, e repassadas pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Sindsalem).
O edital completo com todos os prazos e datas está previsto para ser publicado na quarta-feira, 15 de fevereiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A banca será responsável por receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas.
Agora, a Assembleia Legislativa irá retomar o processo seletivo. Um novo prazo para inscrições será aberto. Mesmo quem teve a candidatura homologada no concurso anterior deverá efetuar uma nova inscrição.
Fica garantido o aproveitamento do valor pago pela taxa de inscrição para o mesmo cargo/especialidade. Além do aproveitamento de isenção deferida.
A oferta será para ingresso nos cargos dos níveis médio e superior.
Saiba o que causou a suspensão do concurso Alema
Em junho de 2022, o deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) denunciou uma possível fraude no concurso da Alema. Em suas redes sociais, ele frisou que uma conhecida quadrilha de fraudadores de concursos públicos voltou a atuar no Maranhão.
De acordo com Moyses, estavam na lista de aprovados da Assembleia Legislativa: um genro de uma desembargadora, esposa de advogado de ‘alto coturno’ na cidade e irmão de ex-prefeita.
Os mesmos nomes teriam sido beneficiados em um concurso para a Prefeitura de Paço do Lumiar, no Maranhão.
“A quadrilha que atuou em Paço do Lumiar parece que voltou a atacar. Nada como o tempo para mostrar quem realmente delinquiu àquela época. Aqui na Assembleia não ficarão sem resposta! Estou analisando nome a nome, foram as mesmas famílias e nomes beneficiados”, afirmou o parlamentar.
Diante da denúncia, a Casa Legislativa começou a apurar o caso. Por recomendação do Ministério Público do Maranhão, no dia 21 de junho, o então presidente da Casa, Othelino Neto, determinou a anulação da primeira etapa do concurso Alema.
O contrato com a Fundação Ceperj também foi rescindido. O presidente determinou a escolha de uma nova banca organizadora, garantindo a manutenção de todas as inscrições deferidas na seleção.
"Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e isonomia na condução do concurso da Assembleia Legislativa, a fim de selecionar os candidatos mais capacitados para integrar o quadro de pessoal deste Poder", completou.
Segundo informações do SindSalem, a Assembleia teve tratativas com a Fundação Vunesp, Cebraspe e Fundação Getulio Vargas para organizar o concurso. A FGV, por sua vez, foi a escolhida.
Concurso Alema: veja quais são os cargos contemplados
O primeiro edital do concurso Alema teve oportunidades para carreiras de níveis médio e superior. Os salários eram variáveis de R$3.320,62 a R$14.178,80.
Veja, a seguir, os cargos contemplados na seleção: