Concurso Alema: cargos não são divulgados e sindicato pressiona
Alema não comparece à reunião e não divulga oferta do novo concurso, prevista para esta quinta-feira, 14. Sindicato fala em 'desrespeito'.
Autor:
Publicado em:14/10/2021 às 12:13
Atualizado em:14/10/2021 às 12:13
Previsto para esta quinta-feira, 14, a Assembleia Legislativa do Maranhão não divulgou os cargos e vagas do novo concurso público. Representantes da Casa Legislativa não compareceram à reunião previamente agendada, em que deveriam anunciar a oferta do processo seletivo.
O Ministério Público também não se fez presente e não enviou justificativa para tal. Além dos autores populares, apenas o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Sindsalem) compareceu ao encontro.
“Ligamos para a Procuradoria da Assembleia e fomos informados que eles não iriam participar da reunião. Ou seja, não nos comunicaram, não enviaram documentos e nem explicaram nos autos o motivo da ausência. Agora, vamos peticionar junto à Vara de Interesses Difusos para mostrar a falta de respeito da ALEMA com a determinação judicial proferida na Audiência do último dia 6 de outubro”, afirmou o advogado dos autores populares, Diego Moreira.
Em nota, o Sindsalem frisou que o não comparecimento da Assembleia à reunião foi uma "demonstração de total falta de respeito e de descaso com a Justiça". A categoria pressiona para publicação do edital. “O concurso da Alema vai sair! Juntos somos muito mais. A luta continua”.
No dia 6 de outubro, foi realizada uma audiência em que a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado garantiram que a banca organizadora será contratada até o fim de outubro, via processo licitatório que já está em andamento.
A Direção da Assembleia Legislativa, representada pelo procurador-geral, Tarcísio Araújo, também firmou o compromisso de revelar os cargos e as vagas que serão ofertados no concurso nesta quinta, 14.
Ainda estava prevista a entrega de provas documentais de que a Assembleia está cumprindo o cronograma exigido. O que também não ocorreu. Folha Dirigida está em contato com a Alema para verificar o motivo para não divulgação dos cargos do concurso no prazo previsto.
A abertura do concurso Alema é consequência de uma sentença do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, que determina a extinção de cargos comissionados em excesso e a substituição de servidores admitidos antes de 5 de agosto de 1983 sem concurso.
Concurso Alema: promessa é de edital em 2021
Conforme adiantado por Folha Dirigida, a intenção da Assembleia Legislativa é que o edital seja publicado até dezembro e que as provas ocorram no primeiro semestre de 2022.
Os preparativos internos para o novo concurso da Assembleia Legislativa do Maranhão começaram em 2019, quando uma comissão organizadora foi formada.
O grupo é formado por quatro servidores que devem elaborar a minuta do edital, definir cargos e vagas.
A comissão também dá suporte ao processo de escolha da banca organizadora. Uma instituição será contratada para receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.
Depois do contrato com a banca organizadora, o Legislativo do Maranhão poderá fechar o cronograma do concurso, com as datas do edital, inscrições e provas.
Além da Assembleia do Maranhão, diversos outros órgãos preparam concursos para 2021 e 2022. Por esse motivo, quem deseja ingressar no serviço público deve intensificar os estudos para as provas.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
No nível fundamental, as oportunidades foram para auxiliar legislativo operacional (nas funções de motorista, operador de recursos audiovisuais, eletricista de manutenção, bombeiro hidráulico e carpinteiro).
Já no nível médio, as chances foram para assistente legislativo (nas especialidades de agente legislativo, técnico em iluminação, criador e desenvolvedor em Web e plataformas digitais, tradutor e intérprete de libras).
Os graduados, por sua vez, puderem se inscrever para as vagas de consultor legislativo, administrador, advogado, contador, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, médico e programador de sistemas.
Assim como analista de sistemas, revisor e taquígrafo. O concurso foi composto por provas objetivas para todos os cargos. Somente para nível superior ainda foi exigida uma avaliação discursiva.
Na objetiva, as disciplinas abordadas foram: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação da Assembleia do Maranhão, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.
Os classificados as carreiras de auxiliar legislativo operacional (motorista), tradutor e intérprete de libras e taquígrafo também foram submetidos a prova prática.