Concuso Alerj: novo edital terá formação de cadastro reserva

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro confirma que novo concurso Alerj também formará cadastro de reserva, além das 109 vagas imediatas. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:13/08/2025 às 12:12
Atualizado em:13/08/2025 às 12:22

Além da oferta de 109 vagas para provimento imediato, o novo concurso Alerj contará com a formação de um cadastro de reserva para contratações futuras.


A informação foi confirmada, em nota, pela própria Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que destacou que os cargos ainda estão sendo definidos.

"As especialidades dos cargos de nível superior ainda estão em definição, mas todas as informações sobre o concurso serão divulgadas com a devida antecedência. Também será formado um cadastro de reserva para possíveis convocações futuras, de acordo com a necessidade do órgão durante o prazo de validade do certame", afirmou a Alerj.

No caso do cadastro de reserva, os candidatos poderão ser convocados ao longo do prazo de validade do concurso, enquanto houver aprovados, a critério da Casa.


O último concurso da Alerj teve edital publicado em 2016 e atraiu mais de 22 mil inscritos. A homologação aconteceu em julho de 2017 para procurador e em agosto do mesmo ano para especialista legislativo.


Posteriormente, em agosto de 2019, o prazo de validade foi prorrogado até 2021. Desde então, a Alerj não possui concurso vigente para novas nomeações efetivas.


O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!

Após autorização, novo concurso Alerj já deve definir banca organizadora

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)


Neste próximo concurso, serão ofertadas 20 vagas para cargos de nível médio, 86 para funções de nível superior e três para o cargo de procurador.


A autorização do concurso da Alerj foi publicada no Diário Oficial da última segunda-feira, dia 11, porém a seleção já havia sido anunciada oficialmente pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, no final do ano passado.


Em julho, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro comunicou ao Qconcursos Folha Dirigida que o concurso já avançava para a fase de contratação da banca organizadora.


Apesar disso, a Casa ainda não informou prazos para a conclusão desse processo nem para a divulgação do edital. A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi a responsável pela última seleção, realizada em 2016.


O despacho publicado na última segunda-feira, dia 11, além de autorizar o provimento dos cargos efetivos, também libera oficialmente a contratação da banca responsável pela seleção.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Veja como foi o último concurso Alerj

Os últimos editais de concurso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, publicados em 2016, trouxeram um total de 44 vagas para cargos de nível superior.


Destas, 40 oportunidades foram destinadas à carreira de especialista legislativo, distribuídas entre as seguintes áreas:

  • Arquitetura;
  • Ciências Contábeis;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Informática; e
  • qualquer área de nível superior.

O salário inicial para os especialistas legislativos era de R$6.972,84.


As quatro vagas restantes foram direcionadas ao cargo de procurador, com remuneração inicial de R$33.762.


Para concorrer, era necessário possuir diploma de nível superior em Direito, registro ativo na OAB e comprovar no mínimo três anos de experiência na área.


→ Clique aqui e baixe agora a edição de agosto do Calendário do Concurseiro

Estrutura das provas do concurso Alerj

Os candidatos ao cargo de especialista legislativo realizaram uma prova objetiva composta por 70 questões, distribuídas em dois blocos:


Conhecimentos Básicos (40 questões):

  • Língua Portuguesa: 24 questões
  • Noções de Direito Público: 8 questões
  • Regimento Interno do Poder Legislativo: 8 questões

Conhecimentos Específicos (30 questões)


Resolva as questões do último concurso Alerj e dê início aos seus estudos!


As avaliações foram aplicadas em diversas cidades do estado, incluindo: Rio de Janeiro, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Teresópolis e Volta Redonda.


Uma exceção foi a especialidade de Registro de Debates, que exigiu uma avaliação prática de apanhamento taquigráfico de textos parlamentares.


Essa prova prática consistiu em um ditado a uma velocidade média de 80 palavras por minuto, seguido da transcrição digitada em computador compatível IBM/PC, utilizando processador de texto, com prazo máximo de duas horas para conclusão.


Já os candidatos ao cargo de procurador foram submetidos a uma prova objetiva com 120 questões, abordando Língua Portuguesa, Regimento Interno do Poder Legislativo e diversas áreas do Direito. Essa etapa foi realizada exclusivamente na cidade do Rio de Janeiro.

Clique e saiba mais!

Carregando...