Mas quais áreas de nível superior poderão ser contempladas no concurso Alerj?
De acordo com o plano de carreira dos servidores, o órgão conta com cargos como engenheiro, arquiteto, médico, odontólogo, enfermeiro, profissionais de TI, consultor técnico, entre outros.
Todas essas áreas podem ser contempladas no novo concurso Alerj.
A lista de especialidades, no entanto, ainda está em definição.
Banca em fase de contratação
Em julho, à Qconcursos Folha Dirigida, a Alerj informou que a seleção já estava na fase de contratação da banca que cuidará do novo concurso público.
"A Assembleia Legislativa está em fase de contratação de entidade organizadora e, tão logo se concretize, publicará o edital do concurso", disse a Alerj.
Apesar da informação, ainda não há detalhes sobre quando o nome da organizadora será divulgado, nem sobre a data de publicação do novo edital.
A autorização do concurso Alerj foi publicada no mês de agosto.
No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se!

Concurso Alerj terá vagas de nível superior
(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Veja como foi o último concurso da Alerj
Os últimos editais de concurso para a Alerj, publicados em 2016, ofereceram ao todo 44 vagas para cargos de nível superior.
Dessas, 40 vagas foram direcionadas para a carreira de especialista legislativo, contemplando oportunidades nas seguintes áreas:
- Arquitetura;
- Ciências Contábeis;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Mecânica;
- Informática; e
- qualquer área de nível superior.
A carreira de especialista legislativo na Alerj tinha remuneração inicial de R$6.972,84.
Já as quatro vagas restantes foram destinadas ao cargo de procurador, cuja remuneração inicial alcançava R$33.762.
Para disputar o posto de procurador, era necessário possuir diploma de Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovar, no mínimo, três anos de prática jurídica.
O certame registrou mais de 22 mil inscrições e teve a homologação concluída em julho de 2017, no caso de procurador, e em agosto do mesmo ano para especialista legislativo.
Em agosto de 2019, o prazo de validade foi prorrogado até 2021. Desde então, a Alerj não conta com concurso em vigor para novas nomeações efetivas.
O que caiu no concurso Alerj de 2016?
Os candidatos ao cargo de especialista legislativo realizaram uma prova objetiva composta por 70 questões, distribuídas em dois blocos:
Conhecimentos Básicos (40 questões):
- Língua Portuguesa: 24 questões
- Noções de Direito Público: 8 questões
- Regimento Interno do Poder Legislativo: 8 questões
Conhecimentos Específicos (30 questões)
Resolva as questões do último concurso Alerj e dê início aos seus estudos!
As provas do concurso foram aplicadas em várias cidades do estado, entre elas Rio de Janeiro, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Teresópolis e Volta Redonda.
Uma exceção foi a especialidade de Registro de Debates, que contou com uma avaliação prática de apanhamento taquigráfico de textos parlamentares.
Nesse exame, os candidatos tiveram que acompanhar um ditado com velocidade média de 80 palavras por minuto e, em seguida, realizar a transcrição em computador compatível com IBM/PC, utilizando editor de texto, no limite de duas horas.
Já para o cargo de procurador, a etapa aplicada foi uma prova objetiva com 120 questões, que cobravam conteúdos de Língua Portuguesa, Regimento Interno do Poder Legislativo e diferentes áreas do Direito. Essa avaliação ocorreu apenas na cidade do Rio de Janeiro.
