Apesar da informação, ainda não há detalhes sobre as especialidades que serão oferecidas pela Casa Legislativa estadual. Os detalhes deverão ser anunciados pela comissão organizadora.
"A partir disso, serão definidos a banca responsável, o conteúdo programático e todos os detalhes do certame", explicou Bacellar, destacado que as especificidades para os cargos de nível superior ainda serão definidas.
Este será o primeiro edital de concurso após quase dez anos desde a realização da última seleção, ocorrida em 2016. Confira abaixo os detalhes do último concurso Alerj.
Último concurso Alerj ofertou 44 vagas
Organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o último concurso Alerj contou com 44 oportunidades, sendo 40 para a carreira de especialista legislativo e quatro para procurador.
Para o quadro de especialista, a seleção contou com a oferta de oportunidades para as seguintes carreiras:
- Arquitetura;
- Ciências Contábeis;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Mecânica;
- Informática; e
- qualquer nível superior.
Todos os cargos indicados acima exigiram a formação de nível superior.
Para concorrer ao cargo de procurador, era exigido dos candidatos diploma de nível superior em Direito, experiência profissional de três anos e registro ativo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Na ocasião, o salário inicial para especialista legislativo foi de R$6.972,84, enquanto o subsídio destinado ao procurador chegou a R$33.762.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!
Concurso Alerj contará com mais de 100 vagas
(Foto: Otacílio Barbosa/Alerj)
Etapas do concurso Alerj de 2016
Conforme indicado no último edital, os inscritos nas vagas de especialista foram avaliados por meio de provas objetivas.
As provas contaram com 70 questões e exigiram conhecimentos nas seguintes áreas:
Conhecimentos Básicos (40)
- Português (24);
- Noções de Direito Público (oito); e
- Regimento Interno do Poder Legislativo (oito).
Conhecimentos Específicos (30).
A especialidade de Registro e Debates ainda subeteu os candidatos à avaliação prática.
Os inscritos no cargo de procurador foram avaliados por meio de provas objetiva, escritas discursivas, orais e de títulos.
A prova objetiva do procurador exigiu conhecimentos em Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Financeiro e Tributário, Direito Ambiental e Direito Eleitoral.
Além de Direito Previdenciário, Direito Civil, Empresarial e Relação de Consumo, Direito Processual Civil, Direito Penal e Processual Penal, além de Técnica Legislativa e Noções de Regimento Interno da Alerj.
Em agosto de 2019, a validade do concurso foi prorrogada até 2021. Desde então, a Alerj está sem concursos vigentes.