O secretário de Gestão de Pessoas e presidente da comissão, Alex da Silva Pereira, informou que serão realizadas duas reuniões semanais para agilizar os trabalhos e falou sobre o prazo para finalizar esse estudo,
“ Pretendemos entregar o levantamento da demanda de cada setor para a Mesa Diretora em até 40 dias”, disse.
Em nota, a Casa informou que a comissão vai ficar encarregada de “identificar cargos e quantitativos” para serem preenchidos neste concurso.
Segundo o órgão o objetivo é: propor medidas de racionalização, modernização e aperfeiçoamento de legislação visando adequar o número de vagas nas carreiras, de acordo com o Ato 2938/2022, da Mesa Diretora.
ALES sinaliza sobre cargos vagos
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo explica que o ato tem como objetivo recompor o quadrod e servidores do órgão, que fois e desfalcando em virtude das vacâncias no geral, como exoneração e aposentadoria.
"Especialmente após a implantação do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI)”, disse a Casa.
Esse PAI, inclusive, resultou em 45 desligamentos, que importou em cargos vagos. A informação foi passada pelo procurador-geral da Assembleia Legislativa, José Arimathea Campos Gomes, que também faz parte da comissão.
Ainda não se sabe se todas essas 45 vagas serão ofertadas no concurso ou se podem haver ainda mais vacâncias.
“A gente precisa, permanentemente, na administração pública, dessa renovação. Temos 74 servidores em fase de abono de permanência na Casa. Só na Procuradoria, por exemplo, temos mais de oito pessoas nessa situação”, disse ainda o procurador.
Concurso da ALES tem estudos iniciados por edital e prazo definido
(Foto: Divulgação/Ales)
Como é formada a comissão?
A comissão de estudos do concurso ALES será composta pelos seguintes servidores:
O edital da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, inclusive, é esperado desde o início de 2019, quando preparativos iniciais foram anunciados. Na época, a ALES destacou que alguns servidores se aposentaram e o novo concurso seria para suprir essa carência.
Último concurso ALE ocorreu em 2011
A Assembleia Legislativa ES não realiza um concurso público desde 2011. A banca organizadora foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Foramoferecidas 141 vagas para as carreiras de procurador de 1ª categoria, analista em comunicação social I, taquígrafo parlamentar apanhador I, técnico em comunicação social I.
O concurso da ALES ainda trouxe oportunidades para técnico em tecnologia da informação I e técnico legislativo sênior I (Biblioteca, Arquivo, Almoxarifado, Patrimônio, Protocolo, Serviços Gerais, Sonorização, Secretaria Legislativa e Secretaria Administrativa).
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, contendo 60 questões. Desse total, 25 foram de Conhecimentos Básicos e 35 de Conhecimentos Específicos. Para procurador, houve ainda uma prova prática.
Para ser aprovado, nas provas objetivas, foi preciso ter nota igual ou superior a 30 pontos. A exceção foi para os candidatos ao cargo de procurador, que precisaram alcançar 36 pontos ou mais.