A Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo pode estar perto de tirar do papel o novo concurso ALES, com estudos em andamento. Os preparativos, pelo visto, avançaram, e o edital deve sair ainda este ano, em 2023.
O prazo foi dado pelo próprio presidente da Casa, Marcelo Santos (Podemos), após reunião com deputados na última semana.
Na ocasião foram tratados diversos assuntos, tais como a retomada dos estudos para a realização deste novo concurso. No encontro, Marcelo disse:
"Nós vamos retomar o concurso, que é para suprir a ausência de servidores que se aposentaram", declara Marcelo Santos.
A informação foi publicada primeiramente pelo Jornal A Gazeta.
Em outubro de 2022, o concurso da ALES ganhou movimentações importantes. Primeiramente, foi formada uma comissão especial para a realização de estudos. O ato que cria o grupo foi publicado no Diário Oficial da própria Assembleia pela Mesa Diretora.
"Institui Comissão Especial de estudos preliminares visando a elaboração de Plano de realização de Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos efetivos na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo – ALES."
A comissão de estudos do concurso ALES é composta pelos seguintes servidores:
- Alex da Silva Pereira;
- Tatiana Soares de Almeida;
- Amanda Gabriel de Oliveira Kiffer;
- José Arimathea Campos Gomes;
- Rodrigo Francisco Teixeira de Miranda; e
- Katarinny Büge Rocha.
Em seguida, foi estabelecido um prazo para a conclusão dos trabalhos desta comissão. De acordo com a própria ALES, o grupo responsável pela etapa inicial, de levantamento dos cargos e vagas que serão ofertados.
Foi o secretário de Gestão de Pessoas e presidente da comissão, Alex da Silva Pereira, que informou que serão realizadas duas reuniões semanais para agilizar os trabalhos e falou sobre o prazo para finalizar esse estudo, que, segundo ele:
“ Pretendemos entregar o levantamento da demanda de cada setor para a Mesa Diretora em até 40 dias”, disse.
Segundo a Casa, em nota, a comissão informou que ficará encarregada de “identificar cargos e quantitativos” para serem preenchidos neste concurso.
Último concurso ALES ocorreu em 2011
A Assembleia Legislativa ES não realiza um concurso público desde 2011. A banca organizadora foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Na época, foram oferecidas 141 vagas para as carreiras de procurador de 1ª categoria, analista em comunicação social I, taquígrafo parlamentar apanhador I, técnico em comunicação social I.
O concurso público da Assembleia Legislaliva também contou com oportunidades para técnico em tecnologia da informação I e técnico legislativo sênior I (Biblioteca, Arquivo, Almoxarifado, Patrimônio, Protocolo, Serviços Gerais, Sonorização, Secretaria Legislativa e Secretaria Administrativa).
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, contendo 60 questões. Desse total, 25 foram de Conhecimentos Básicos e 35 de Conhecimentos Específicos. Para procurador, houve ainda uma prova prática.
Para ser aprovado, nas provas objetivas, foi preciso ter nota igual ou superior a 30 pontos. A exceção foi para os candidatos ao cargo de procurador, que precisaram alcançar 36 pontos ou mais.