A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) prepara um novo concurso para carreiras da área de apoio. A oferta será para técnico legislativo, analista legislativo e auditor interno. O número total de vagas ainda não foi revelado.
Os trâmites para publicação do edital já estão em andamento. Na terça-feira, 22, a Mesa da Alesp decidiu pela contratação direta da Fundação Vunesp para organizar o concurso.
A banca será responsável por receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas. Também já foi formada a comissão do concurso Alesp 2022.
O grupo de servidores deverá seguir com os preparativos para publicação do edital e realização do processo seletivo. Os membros da comissão são:
- Eliezer Ribeiro da Costa, servidor efetivo ocupante, em comissão, do cargo de Assessor Técnico, matrícula n. 21.203, como representante da Presidência;
- Ítalo Cardoso Araújo, ocupante, em comissão, do cargo de Diretor do Departamento de Recursos Humanos, matrícula n. 19.610, como representante da 1ª Secretaria;
- Isabel Cristina Rother Buhler de Godoy, ocupante, em caráter efetivo, do cargo de Técnico Legislativo, matrícula n. 5806, como representante da 2ª Secretaria;
- Maurício Nespeca, ocupante, em caráter efetivo, do cargo de Analista Legislativo, matrícula n. 22.388, como representante da SINDALESP;
- Mariana Pereira de Oliveira, ocupante, em caráter efetivo, do cargo de Analista Legislativo, matrícula n. 15.432, como representante da AFALESP.
Folha Dirigida entrou em contato com o setor de Comunicação da Alesp para verificar mais detalhes a respeito do concurso. O setor, no entanto, não precisou o número de vagas que serão oferecidas nem uma data para divulgação do edital.
À espera de concurso, Alesp tem 258 cargos vagos
De acordo com o Portal da Transparência, com dados de fevereiro, a Assembleia Legislativa de São Paulo dispõe de 258 cargos vagos.
Desse total, 170 são para técnico legislativo, 77 para analista legislativo, sete para auditor interno e quatro para procurador. A estimativa é que esse déficit seja reduzido ao longo do prazo de validade do concurso Alesp, com a chamada de aprovados.
Confira os requisitos das carreiras:
► Técnico legislativo: ensino médio completo acrescido ou não de nível técnico em áreas pertinentes.
► Analista legislativo: nível superior completo em diferentes áreas de atuação (que estarão definidas no edital). Ainda pode ser exigido registro no Conselho Regional da Profissão.
► Auditor interno: nível superior em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito), Ciências Contábeis e Atuariais, Ciências Econômicas ou Ciências da Administração. É exigida ainda a comprovação de três anos de experiência profissional nas áreas correspondentes.
As remunerações iniciais podem chegar a R$6.970,17 para técnico e R$11.421,92 para analista e auditor interno. Os servidores ainda têm direito a uma série de benefícios e gratificações.
Último concurso Alesp foi realizado em 2012
A Assembleia Legislativa de São Paulo realizou seu último concurso em 2012 para técnicos e analistas legislativos. A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca organizadora.
Foram abertas duas oportunidades para técnico em enfermagem. Além de 15 chances para analista, sendo 12 para área de taquígrafo e uma para cirurgião-dentista.
O concurso foi composto por provas objetivas e discursivas para todos os cargos. Houve ainda prova prática apenas para carreira de taquígrafo.
Na avaliação objetiva, foram cobradas 60 questões, das quais 35 de Conhecimentos Gerais e 25 de Conhecimentos Específicos.
Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!