De acordo com informações do termo de referência, estão previstas 50 vagas imediatas, a serem distribuídas entre os cargos de assistente e analista — as especialidades, no entanto, ainda não foram divulgadas.
Esse quantitativo poderá aumentar com o aproveitamento do cadastro de reserva que será formado.
Além disso, após a aprovação do novo organograma da agência e a implementação de novos projetos, a previsão é de que o quadro de pessoal da Anater chegue a 150 colaboradores.
O edital prevê a aplicação de provas objetivas e/ou discursivas, com conteúdo específico de acordo com o cargo escolhido pelo candidato.
MétodoQ é a solução para você não estudar mais sozinho. Conheça AGORA!

Novo concurso Anater é confirmado e já possui banca organizadora definida
(Foto: Governo de Goiás/GO)
Vale lembrar que a Anater é um órgão federal vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
► Diferente das agências reguladoras, a instituição é classificada como agência executiva de políticas públicas, tendo como missão promover a assistência técnica e a extensão rural em todo o país.
ATENÇÃO: editorialmente, Qconcursos Folha Dirigida utiliza o termo concurso público sempre que uma seleção é ou pode ser composta por provas objetivas.
Veja o que é e o que faz a Anater
A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural é uma entidade pública e sua principal função é articular, promover e executar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar por meio da assistência técnica e extensão rural (ATER).
Criada pela Lei nº 12.897/2013, a Anater tem atuação estratégica na integração entre União, estados e municípios para fortalecer a produção rural sustentável, com foco na inclusão social e produtiva de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais.
Entre suas atribuições, destacam-se:
- promover ações de ATER em todo o território nacional;
- qualificar o serviço público prestado ao produtor rural;
- fomentar a inovação tecnológica no campo;
- coordenar e implementar programas de capacitação;
- apoiar a formulação e execução de políticas públicas integradas ao setor.
Embora seja uma agência federal, a Anater não é uma agência reguladora, como a Anatel ou a Anvisa. Ela é classificada como uma agência executiva, com perfil operacional e de fomento, atuando diretamente na implementação de políticas públicas.
A expectativa é que, com o novo concurso, a agência reforce sua estrutura de pessoal para dar suporte aos projetos e metas estabelecidas no novo organograma, especialmente em um momento de expansão de programas voltados ao fortalecimento da agricultura familiar no país.
*A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida informa que o subtítulo "Veja o que é e o que faz a Anater" foi construído com auxílio de Inteligência Artificial.
