Concurso ANM tem provas confirmadas para o dia 10 de abril

Candidatos do concurso ANM 2022 devem ficar atentos ao cronograma da seleção, que prevê a divulgação dos locais de prova no dia 4 de abril.

Autor:
Publicado em:29/03/2022 às 07:48
Atualizado em:29/03/2022 às 07:48

A Agência Nacional de Mineração confirmou nesta terça-feira, 29, a data de realização do seu concurso ANM. Conforme edital, os exames serão aplicados no dia 10 de abril, devendo os candidatos ficarem atentos à divulgação dos locais de prova.

Conforme o edital de convocação, os locais serão divulgados a partir do dia 4 de abril, por meio do site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizador.

Por ocasião da realização das provas, e tendo em vista as medidas de proteção à transmissão do coronavírus adotadas pelo Cebraspe, o candidato deverá:

  • comparecer ao local de aplicação usando máscara e portando máscaras reservas, se necessário, de modo a possibilitar a troca a cada duas horas, podendo ser flexibilizado o uso da máscara apenas nos locais onde houver determinação legal;
  • armazenar as máscaras usadas em saco plástico transparente, que deverá ser trazido pelo candidato;
  • permanecer de máscara durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação de provas, podendo ser flexibilizado o uso da máscara apenas nos locais onde houver determinação legal; e
  • submeter-se à verificação da temperatura corporal para acesso ao local de aplicação, entre outras exigências.

As provas estão marcadas para o dia 10 de abril, a partir das 13h, tendo até cinco horas de duração. O exame objetivo será composto por 100 questões, sendo 40 de Conhecimentos Básicos e 60 Específicos.

Na parte Geral, serão cobradas questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e Ética no Serviço Público. 

Já a parte específica terá perguntas de Mecânica dos Solos Aplicada, Geologia e Engenharia Aplicada, Hidrologia e Hidráulica de Barragens, Investigação Geológica-Geotécnica, Ruptura Hipotética de Barragens, Estrutura de Barramento para Disposição de Rejeitos, Modelagem Numérica em Barragens, Instrumentação Geotécnica em Barragens, Geofísica Aplicada a Barragens e Legislação e Normas sobre Barragens.

Para ser aprovado, será preciso obter, pelo menos, oito pontos na parte Geral, 18 na Específica e 30 no conjunto das provas. Os candidatos com a melhor classificação, conforme os limites do edital, terão os exames discursivos corrigidos.

Serão convocados para a avaliação de títulos os candidatos aprovados na prova discursiva, conforme os limites do edital. Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado, ficando válido por dois anos e podendo ser prorrogado por mais dois.

Concurso ANM terá provas em abril (Foto: Divulgação)
Concurso ANM terá provas em abril
(Foto: Divulgação)

Concurso ANM oferece 40 vagas em seis estados

Ao todo, a Agência Nacional de Mineração seleciona profissionais para o preenchimento de 40 vagas, que estão distribuídas pelos Estados de Minas Gerais (17), Pará (seis), Mato Grosso (duas), Bahia (duas) e São Paulo (duas), além do Distrito Federal (dez).

Todas as oportunidades são para a carreira de especialista em recursos minerais, que exige graduação em Geologia e Engenharia (Geológica, Hídrica, de Minas, Civil, Ambiental ou Florestal).

Os aprovados irão atuar com jornadas de 40 horas e terão ganhos de R$9.909,30. Os contratados serão alocados em uma das seguintes capitais escolhidas no momento da inscrição, sendo elas: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Salvador e São Paulo.

Vale lembrar que todas as vagas são efetivas e, segundo a Agência, não há cadastro reserva. Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União (estatutário).