Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis prepara um novo pedido de concurso ANP. O documento, com a solicitação, deve ser encaminhado até o próximo dia 31, prazo limite do Governo Federal.
Após o envio, caberá ao Ministério da Gestão e Inovação conceder ou não a autorização. Segundo a ministra Esther Dweck, titular da pasta, concursos federais serão autorizados ao longo do ano.
No caso das agências reguladoras, a previsão é de que as autorizações sejam concedidas na segunda leva de anúncios do governo.
A realização do concurso ANP é necessária, considerando que a agência conta com 126 cargos vagos, nas seguintes carreiras:
O último pedido de concurso ANP foi feito em 2022, sendo 119 vagas solicitadas. No entanto, a agência não recebeu aval para publicação do edital.
Último concurso ANP ocorreu em 2015
Há oito anos, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis realizava o seu último concurso ANP. Na época, foram oferecidas 34 vagas, sendo 24 somente na cidade do Rio de Janeiro, no escritório central da autarquia.
As oportunidades foram para os cargos de técnicos em regulação geral (12 vagas), técnico na especialidade de Química (duas) e técnico administrativo (20). Para concorrer, era preciso ter nível médio completo e, no caso do técnico em Química, curso na área.
As remunerações iniciais eram de R$6.330,52, para o técnico em regulação, e de R$6.062,52, no caso do técnico administrativo. O concurso foi organizado pela Fundação Cesgranrio.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 60 questões, sendo 40 de Conhecimentos Básicos e 20 questões Específicos. Na parte geral, foram cobradas as seguintes disciplinas:
No ano passado, um processo seletivo chegou a ser realizado, visando ao preenchimento de 48 vagas temporárias de nível superior, na área de Atividades Fiscalização da Produção de Combustíveis.
O resultado final já foi publicado e as contratações realizadas, segundo a ANP.