A Agência Nacional de Transportes Terrestres recebeu aval para o seu novo concurso ANTT 2023. Ao todo, poderão ser preenchidas 50 vagas de especialista em regulação de serviços públicos de energia.
A carreira é destinada a candidatos com nível superior completo e conta com ganhos iniciais de R$17.071,35. O valor já inclui o vencimento inicial mais o auxílio alimentação reajustados no início do ano pelo Governo Federal.
O concurso foi anunciado na última terça-feira, 18, pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e teve seu aval publicado nesta quarta, 19, no Diário Oficial da União.
Desta forma, nos próximos meses, caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres formar a comissão organizadora para dar início aos trabalhos, que incluem a elaboração do projeto básico do edital e escolha da e contratação da banca.
Conforme a portaria autorizativa, o edital deverá ser publicado em até seis meses, sendo a data limite 15 de janeiro de 2024. Já as provas deverão ocorrer dois meses após a publicação do documento, ou seja, até março do ano que vem.
Apesar do prazo oficial, em resposta à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos, a ministra Esther Dweck informou que o objetivo é de que os editais autorizados na última terça, 18, sejam publicados ainda este ano. Já as nomeações ocorrerão em 2024.
Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!
Concurso ANTT é autorizado e tem edital previsto para este ano
(Foto: Divulgaçã)
Prepare-se para concursos! Confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Último concurso ANTT completa dez anos
Publicado em 2013, o último concurso para a ANTT ofereceu 135 vagas nos níveis médio e superior.
Desse total, dez foram para técnico administrativo, 45 para técnico em regulação, 17 para analista administrativo e 63 para o cargo de especialista em regulação.
A maior parte das vagas teve sua lotação em Brasília, mas outros municípios como Boa Vista RR, Rio Branco AC e Porto Velho RO também foram contemplados.
Com a organização do Cebraspe, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo questões de Conhecimentos Básicos e Específicos.
Também foram aplicadas provas de redação, avaliação de títulos (para os cargos de nível superior) e curso de formação para o especialista.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!