Concurso Banco do Brasil: como estudar Probabilidade e Estatística?

Saiba como estudar Probabilidade e Estatística para o concurso Banco do Brasil 2021, que deve contar com 120 vagas de escriturário em TI.

Autor:
Publicado em:05/02/2021 às 10:10
Atualizado em:05/02/2021 às 10:10

O edital do concurso Banco do Brasil pode sair ainda em fevereiro. E, para quem aguarda essa seleção, o professor da Folha Cursos, Angelo Primo, fala sobre como estudar para a disciplina de Probabilidade e Estatística. Confira! 

O tema foi o segundo mais cobrado no último edital publicado pelo banco, em 2018. Na época, a seleção foi destinada ao cargo de escriturário (nível médio) com foco na área de Tecnologia da Informação.

Assim como em 2018, o edital deste ano também selecionará profissionais com perfil na área de TI. Por isso, os estudos precisam ser um pouco diferentes.

"A maior parte do conteúdo que o edital do BB pediu em 2018, em relação às matérias de Exatas, foi comum, porém, o nível de elaboração das questões, em termos de raciocínio para resolvê-las, foi alto", diz o professor da Folha Cursos.

De acordo com Angelo Primo, a preparação deve ter dois eixos:

  • sólido conhecimento teórico sobre os itens propostos pelo edital, com o uso de questões de provas de concursos de nível médio; e
  • uso de questões de provas de nível superior para aprimorar a interpretação dos enunciados e trabalhar a criatividade das resoluções.

enlightenedPDV não atrapalha o concurso Banco do Brasil. Entenda!

Para estudar Probabilidade e Estatística, o professor dá algumas dicas em relação ao método a ser usado.

"No caso de Probabilidade, o mais difícil é identificar pelo enunciado qual é o tipo de evento quer se calcular a probabilidade. Nesse caso, sugiro muita leitura de enunciados para treinar essa interpretação de casos. O edital de 2018 deixou claro os tipos de eventos a serem identificados", diz o professor.

Estatística, amostragem e análise combinatória

Na parte de Estatística, Angelo Primo explica que o tema está dividido em descritivo, amostragem e regressão linear.

"Nesse caso, temos muitos conceitos a estudar. A vilã é a regressão linear que exige muita interpretação de dados, principalmente na forma de gráficos", explica.

Segundo o professor, a parte descritiva basicamente é a aplicação de fórmulas nos cálculos e interpretação da distribuição dos dados, por isso, segundo ele, é importante focar na análise dos dados.

Já sobre a amostragem, o professor explica que o aluno deve saber identificar o tipo adequado a ser usado em cada situação.

Por fim, a análise combinatória pode ser, de acordo com o professor, tanto o ator principal como o coadjuvante, aparecendo como ferramenta para a resolução de questões de outros temas.

"O problema da análise combinatória é o mesmo que o das probabilidades, ou seja, identificar o caso de análise combinatória que deverá ser aplicada na resolução da situação problema", explica.

Turbine seus estudos para o Banco do Brasil com a Folha Cursos!

Acesse o folha cursos

Tabelas e Gráficos

No edital do BB de 2018, Probabilidade e Estatística teve dez temas, sendo 20% sobre Análise e Interpretação de Tabelas e Gráficos. 

Segundo o professor, as tabelas servem, basicamente, para transmitir dados que serão transformados em informações. Às vezes, será preciso ter o conhecimento especifico de cálculo para fazer a transformação.

"Os gráficos já transmitem os dados apelando para o visual, permitindo uma identificação de como os mesmos estão distribuídos", diz o professor. De acordo com ele, como no caso das tabelas, também pode ser necessário fazer cálculos com esses dados para se obter algumas conclusões.

"Portanto, não tem como separar as representações de dados em tabela e gráfico e o cálculo de alguns elementos. Dessa forma, é preciso treinar a leitura e a intepretação das informações e saber como usá-las, se necessário, para fazer cálculos", avalia.

Como estudar para a prova do concurso BB?

Em relação ao último concurso BB, das 70 questões cobradas, 20 foram de Probabilidade e Estatística. Por isso, Angelo Primo avalia que, caso haja tempo até a prova, o candidato deverá passar por todos os tópicos do edital.

"De uma maneira mais superficial nos temas que tiver menos conhecimento, para se aprofundar nos tópicos mais amigáveis para o candidato", indica o professor da Folha Cursos.

Ainda segundo ele, na prova de 2018 as questões de Probabilidades e Estatística foram intercaladas. "Por isso, faça uma triagem inicialmente. Procure as questões amigas, aquelas que você tem familiaridade", explica.

Neste caso, o professor sugere agrupar as questões de cada um dos temas e depois por tópicos iguais.

  • Noções de Probabilidade;
  • Teorema de Bayes;
  • Probabilidade Condicional;
  • Noções de Estatística;
  • População e amostra
  • Regressão, tendências, extrapolações e interpolações; e
  • Estatística descritiva (média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância, etc).

"Muitas questões combinaram temas e usaram tópicos do edital de Matemática", avalia o professor.

Em 2018, o professor explica que, na parte de Probabilidade, foram seis questões, sendo cinco sobre Noções de Probabilidade, Teorema de Bayes e Probabilidade Condicional. Já na parte de Estatística, foram cobradas quatro questões da descritiva.

"São assuntos mais "fáceis" de estudar", explica.

O que esperar das provas do BB? Confira!

Em 2018, a prova objetiva do concurso do Banco do Brasil foi composta por 70 questões, que foram distribuídas por disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos. Foram elas:

Conhecimentos Básicos - 20 questões (cinco cada disciplina)

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Atualidades do Mercado Financeiro; e
  • Matemática.

 Conhecimentos Específicos - 50 questões

  • Conhecimentos Bancários (cinco questões);
  • Probabilidade e Estatística (20); e 
  • Conhecimentos de Informática (35).

Ao todo, 150 mil candidatos foram convocados para as provas, nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Os concorrentes ainda realizaram uma redação, no modelo de um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 30 linhas.

seleção foi homologada em julho de 2018, com validade de um ano e podendo ser prorrogada até julho de 2020. Os selecionados foram contratados pelo regime celetista.

Concurso Banco do Brasil segue previsto (Foto: Divulgação)
Concurso Banco do Brasil segue previsto
(Foto: Divulgação)

Concurso Banco do Brasil tem 120 vagas previstas

O edital do aguardado concurso Banco do Brasil pode sair neste mês. Depois de diversas previsões, o documento está em fase final e pode ser publicado ao longo dos próximos dias.

O edital chegou a estar previsto para janeiro, mas por questões internas sua publicação foi adiada. Segundo fontes da Folha Dirigida, no momento o documento passa por uma revisão final.

Apesar da previsão, o BB mantém seus últimos posicionamentos, que confirmam os estudos avançados, mas sem data para a divulgação do edital.

Ao que tudo indica, serão oferecidas 120 vagas de escriturário com foco na área de TecnologiaO regime de contratação será o celetista.

Como o BB tem carreira única para ingresso (escriturário), o requisito exigido deve continuar sendo o nível médio completo.

Os vencimentos para a carreira são de R$4.036,56, para jornada de 30 horas. O valor já conta com os auxílios-alimentação e refeição. Os contratados ainda têm os seguintes benefícios:

  • participação nos lucros (geralmente paga duas vezes ao ano);
  • planos de saúde e odontológico;
  • previdência privada com participação do banco;
  • auxílio-creche/babá; e
  • auxílio ao filho com deficiência.

O auxílio-transporte também é concedido, mas ainda não está confirmado devido à possibilidade de os selecionados atuarem de casa. 

concurso Banco do Brasil  deve permitir a escolher do local de trabalho, já que o BB estuda manter o home office mesmo após a pandemia.

Saiba tudo sobre a seleção do BB

  • Órgão: Banco do Brasil
  • Cargos: a definir
  • Vagas: 120 (previstas)
  • Requisito: nível médio (previsto)
  • Remuneração: R$4.036,56
  • Banca: a definir
  • Edital: previsto para 2021
A Folha Cursos traz um preparatório exclusiva para carreiras bancárias. São videoaulas, questões comentadas e mais, tudo com foco e sem enrolação. Conheça agora! >> Quero estudar com a Folha Cursos <<