Como começar a estudar para o concurso Banco do Brasil do zero?

Um novo concurso Banco do Brasil pode sair este ano. Para iniciar os estudos, mentor traz orientações. Confira!

Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:06/02/2025 às 18:04
Atualizado em:06/02/2025 às 18:04

Conquistar uma vaga no concurso Banco do Brasil demanda dedicação e estratégia, visto que a seleção atrai muitos candidatos e tem uma alta concorrência.


Para quem está começando os estudos do zero, o caminho pode ser um pouco mais desafiador. Contudo, montar um planejamento eficiente e aplicar métodos para facilitar o aprendizado podem ser o diferencial no resultado.


Mas por onde começar? O mentor do Qconcursos Felipe Gustavo orienta estudar o último edital, já que a estrutura do próximo concurso deve ser bem semelhante ao concurso anterior.

"Sempre vem uma ou outra novidade, mas a gente não vai trazer suposição em relação às novidades. A gente vai estudar com o que a gente tem de concreto. Nosso objetivo é zerar o último edital", explica.


Os conteúdos cobrados na última prova, portanto, são os que devem estar presentes no seu planejamento de estudos e cronograma no início da sua jornada.


+A Mentoria que fará a diferença no concurso Banco do Brasil. Clique e conheça!


O que estudar para o concurso Banco do Brasil?

A última prova do Banco do Brasil, realizada em 2023, foi composta por 70 questões de múltipla escolha, divididas entre Conhecimentos Básicos e Específicos. Os conteúdos exigidos foram:


Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa: 10 questões (15 pontos)
  • Língua Inglesa: 5 questões (5 pontos)
  • Matemática: 5 questões (7,5 pontos)
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões (5 pontos)

Conhecimentos Específicos

  • Matemática Financeira: 5 questões (7,5 pontos)
  • Conhecimentos Bancários: 10 questões (15 pontos)
  • Conhecimentos de Informática: 15 questões (22,5 pontos)
  • Vendas e Negociação: 15 questões (22,5 pontos)


Os conteúdos de maior peso, considerando o número de questões e a quantidade de pontos, consistiram em Vendas e Negociação, Conhecimentos Bancários e Informática. Portanto, esses temas devem ser priorizados no seu cronograma de estudos.


Se você quer saber como começar a estudar para o concurso BB de forma eficiente e direcionada, temos o material perfeito: nosso ebook gratuito! Baixe gratuitamente aqui.


Como montar seu plano de estudos?

Montar um plano de estudos é o primeiro passo para quem está começando. O mentor Felipe Gustavo traz os principais passos para estruturar sua rotina:


Identifique as disciplinas mais importantes

Antes de criar um cronograma de estudos, o mentor recomenda identificar as disciplinas de maior peso, especialmente enquanto o edital não é publicado.


Considerando o último edital, os temas mais cobrados foram Informática, Vendas e Negociação, e Conhecimentos Bancários. Ou seja, essas são as disciplinas que devem aparecer mais vezes no seu cronograma.


Apesar disso, o mentor reforça que todos os conteúdos são importante e precisam ser estudados.


Escolha bons materiais

Os materiais que serão usados no seu estudo farão toda a diferença no seu resultado. Portanto, opte por materiais de confiança e atualizados.


No Qconcursos você encontra aulas em texto, PDFs, aulas em vídeos, além de um curso gratuito para o concurso Banco do Brasil, ministrados por professores especialistas em concursos. Confira!


Crie dois quadros: quadro de horas gerais (QHG) e quadro de horas de estudo (QHE)

Para definir o tempo disponível para estudo, é preciso analisar a sua rotina. O mentor orienta criar um quadro de estudos gerais para listar todas as suas atividades e identificar lacunas no dia.


Com as atividades do seu dia mapeadas, é possível montar um quadro de horas de estudo de forma mais eficiente.


Ambiente de estudos

É importante ter um espaço definido para o estudo, ainda que o aluno estude no tempo de deslocamento, por exemplo.


O ambiente deve estar sempre limpo e organizado, pois isso irá otimizar o seu tempo e ajudar na concentração.


Concurso Banco do Brasil pode acontecer em 2025 (Foto: Agência Brasil)


Estabeleça metas claras

Em um planejamento de estudos é preciso definir "o que, quando e como", que seriam as metas, prioridades e métodos, respectivamente.


As metas são peças fundamentais na preparação e no estudo para o concurso Banco do Brasil, sendo divididas em "sessões de estudos".

"O que é sessão de estudos? É o momento em que você tá em contato com a disciplina. Seja estudando, fazendo questões ou revisando. É quando você está cumprindo, de fato, as suas metas de estudo. No cronograma, em um ciclo de estudos, você tem metas a cumprir por dia. Então, a sua sessão de estudos é quando você tá colocando a máquina pra funcionar", explica o mentor.


Dividir o estudo em sessões tem vários benefícios, segundo Felipe Gustavo. Entre eles está a ajuda na memorização do conteúdo, na atenuação da curva de esquecimento, além do aumento na eficiência.

"Irá ajudar no seu feedback de estudo e aplicação, porque dentro de cada sessão você vai estudar, revisar e aplicar. Vai lhe ajudar também nessa diluição do tempo e aumento da frequência de aplicação e revisão", complementa.


Ele recomenda que cada sessão de estudos tenha 30 a 60 minutos, podendo ser:

  • 5 a 10 minutos para revisar o assunto estudado na sessão anterior da mesma disciplina;
  • Cerca de 45 minutos de estudo;
  • 10 minutos destinado a questões.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!


Crie um ciclo de estudos e um cronograma

Sabendo os conteúdos que devem ser estudados e o tempo disponível para o estudo, é hora de criar o ciclo de estudos e, por fim, o cronograma.


O ciclo de estudos consiste em um método que divide o tempo de forma equilibrada, alternando disciplinas diariamente para garantir contato frequente com os tópicos cobrados na prova.


Para o concurso do Banco do Brasil, Felipe Gustavo traz o seguinte ciclo de estudos inicial, recomendando o estudo das disciplinas na seguinte ordem:


Português —> Informática —> Vendas e Negociação —> Matemática —> Conhecimentos bancários —> Informática —> Vendas e Negociação —> Inglês


O ciclo de estudos funciona como uma orientação para o cronograma de estudos, destacando as disciplinas mais importantes.


+ Leia mais:

Para elaborar o cronograma do concurso Banco do Brasil, o mentor recomenda que:

  • As matérias nas quais se está mais fraco podem estar no horário mais produtivo.
  • Não precisa começar com todas as disciplinas. Em um primeiro momento, por exemplo, estudar Matemática básica e só depois avançar para Matemática Financeira; já atualidades pode ser acrescentada no ciclo conforme ele for avançando.
  • Comece pelo ciclo básico da sua área, priorizando as disciplinas da área bancária e, depois, estude os demais conteúdos.
  • Considere o peso, o tamanho e a natureza de cada disciplina na hora de elaborar o ciclo, e depois vá incluindo os demais conteúdos.
  • Disciplinas mais importantes tem que aparecer mais vezes.
  • O cronograma deve ser adaptável, ou seja, durante todo o estudo é preciso monitorar e avaliar o desempenho e, caso necessário, fazer ajustes.


Que tal testar os seus conhecimentos para o concurso Banco do Brasil? Baixe gratuitamente o caderno de questões para o BB!


Confira um exemplo de cronograma elaborado pelo mentor Felipe Gustavo para 3 horas de estudos diária:

  • Segunda-feira: Vendas e Negociação (1h30), Português (1h), Inglês (30 min);
  • Terça-feira: Informática (1h30), Conhecimentos Bancários (1h), Matemática (30 min);
  • Quarta-feira: Vendas e Negociação (1h30), Português (1h), Inglês (30 min);
  • Quinta-feira: Informática (1h30), Conhecimentos Bancários (1h), Matemática (1h);
  • Sexta-feira: Vendas e Negociação (1h30), Informática (1h), Inglês (30 min);
  • Sábado: Conhecimentos Bancários (1h30), Matemática (1h), Português (30 min);
  • Domingo: Revisão de 30 minutos para cada disciplina.


É importante que entre uma sessão de estudos e outra haja um tempo para descanso, sendo recomendado cerca de 10 minutos.


Aplique o Ciclo EARA

O Ciclo EARA é uma metodologia de estudos desenvolvida por Fernando Mesquita, que divide a preparação em quatro passos: Estudos, Aplicação, Revisão e Adaptação. Conheça cada um deles:

  • Estudo: primeiro contato com o assunto, onde o aluno absorve o conteúdo, entende e aprende.
  • Aplicação: estudo colocado na prática por meio de questões de provas, simulados, redações ou qualquer atividade que force o aluno testar seus conhecimentos;
  • Revisão: momento em que o aluno revisita os conteúdos para fixar na memória;
  • Adaptação: considera o registro das informações de estudo de cada sessão para análise do desempenho e ajuste na estratégia conforme necessário.


Preparar-se para o concurso Banco do Brasil requer planejamento e dedicação, mas com uma rotina estrutura, é possível alcançar a aprovação. 



Banco do Brasil pode ter edital em março

Um novo edital do Banco do Brasil pode ser publicado muito em breve.


Fontes ligadas ao banco informaram que os preparativos para seleção estão avançados e o edital deve ser anunciado após o Carnaval, ou seja, ainda em março.


No entanto, essa previsão depende da conclusão dos ajustes finais, que ocorrerão nas próximas semanas.


+ Comece a estudar GRATUITAMENTE para o concurso Banco do Brasil!


As vagas devem ser para o cargo de escriturário, que possui dois perfis: agente comercial (escriturário tradicional) e agente de tecnologia (escriturário da área de Tecnologia da Informação - TI).


Com a possível publicação do edital este ano, Fundação Cesgranrio será a responsável pela organização da nova seleção.


Banners Folha Dirigira por Carreira - 750x230px 08 (1)