O mentor Felipe Gustavo explica que, com um cronograma de estudos, os candidatos podem priorizar os tópicos mais cobrados e ajustar a rotina conforme as próprias necessidades e dificuldades.
Confira a seguir as principais orientações do mentor para montar um cronograma de estudos para o concurso Banco do Brasil e aumentar as suas chances de aprovação.
O que estudar para o concurso Banco do Brasil
Antes do edital ser divulgado, Felipe Gustavo recomenda usar o concurso anterior como referência.
A prova objetiva do último concurso, realizada em 2023, foi composta por 70 questões de múltipla escolha, divididas entre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.
Veja como foram distribuídos os itens para guiar o planejamento de estudos:
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Inglês: 5 questões
- Matemática: 5 questões
- Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões
Conhecimentos Específicos
- Matemática Financeira: 5 questões
- Conhecimentos Bancários: 10 questões
- Informática: 15 questões
- Vendas e Negociação: 15 questões
Sabendo as disciplinas que caíram no concurso e o peso de cada uma, o próximo passo é adotar a melhor estratégia para construir o cronograma de estudos do concurso Banco do Brasil.
Chegou a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!
Como construir um cronograma de estudos eficiente
Um cronograma de estudos eficaz requer um bom planejamento, segundo o mentor Felipe Gustavo.
Portanto, antes de construir o cronograma, é necessário responder perguntas como:
- Quanto: quantas horas diárias você pode estudar de forma realista?
- Quando: em quais dias e períodos você se dedicará aos estudos?
- Onde: escolha um ambiente de estudo silencioso e organizado.
- Por onde: defina seus materiais de estudo (apostilas, PDF, flashcards, videoaulas, podcasts, etc.).
- O que: determine quais disciplinas e temas serão estudados ao longo da semana.
- Como: estabeleça a metodologia de estudo.
Considerando os tópicos acima, o mentor traz um exemplo de ciclo de estudos para o concurso Banco do Brasil, para quem pode dedicar cerca de 3 horas diárias. Confira:
Segunda-feira
- Vendas e Negociação: 1h30
- Português: 1h
- Inglês: 30 min
Terça-feira
- Informática: 1h30
- Conhecimentos bancários: 1h
- Matemática: 1h
Quarta-feira
- Vendas e Negociação: 1h30
- Português: 1h
- Inglês: 30 min
Quinta-feira
- Informática: 1h30
- Conhecimentos bancários: 1h
- Matemática: 1h
Sexta-feira
- Vendas: 1h30
- Informática: 1h
- Inglês: 30 min
Sábado
- Conhecimentos Bancários: 1h30
- Matemática: 1h
- Português: 30 min
Domingo
- Revisão (30 minutos cada disciplina)
Além das disciplinas listadas, Felipe recomenda acrescentar no cronograma um “muro de contenção”, que consiste em uma reserva de tempo semanal para revisar conteúdos que não foram estudados nos dias anteriores. Esse método ajuda a manter o cronograma atualizado e evita frustrações.
O mentor também reforça que, em um primeiro momento, não é necessário estudar todas as disciplinas ao mesmo tempo, e que o cronograma deve ser adaptável às necessidades de cada candidato.
Dessa forma, ele indica começar pelo ciclo básico da área de atuação e considerar o peso de cada disciplina na prova. As disciplinas mais importantes devem ser priorizadas e precisam parecer com maior frequência no ciclo.
É importante também considerar o tamanho e a natureza de cada disciplina, ajustando a carga horária para otimizar o tempo e garantir uma preparação mais completa.
“O seu cronograma tem uma maior preponderância, em termos de cargo horário de estudo, nas disciplinas que valem mais pontos. Então, Língua Portuguesa de Conhecimentos Básicos é a disciplina que vale mais pontos. Em conhecimentos específicos, os temas mais cobrados são Vendas e Negociação e Conhecimentos de Informática, eles juntos correspondem a 45% da sua prova”, explica o mentor.
Após finalizar algumas das disciplinas do ciclo acima, o candidato deve incluir Matemática Financeira e Atualidades, que tem menor peso na prova.
Felipe também recomenda estabelecer metas claras, montar um cronograma de estudos realista, fazer pausas regulares, organizar o ambiente de estudos, praticar questões e avaliar o desempenho durante todo o ciclo.
→ Comece sua preparação para o concurso Banco do Brasil. Tenha acesso a videoaulas, PDFs, questões e muito mais. Clique aqui e confira!
Banco do Brasil pode ter novo concurso este ano (Foto: Agência Brasil)
Programa de remoção interna favorece edital
No momento, o novo concurso Banco do Brasil está em estudo e o programa de remoção interna pode favorecer a abertura de um novo edital.
O programa, denominado "Remoção com Incentivo", prevê remoções automáticas com apoio financeiro, como parte do Acordo Coletivo de Trabalho do Banco para o período de 2024 a 2026.
As remoções serão destinadas ao cargo de escriturário, em unidades selecionadas com base em estudos de criticidade de provimento.
O processo reforça as expectativas de um novo edital, visto que programas de remoção ou demissão voluntária geralmente antecedem concursos externos para preenchimento de novas vagas.
O Qconcursos Folha Dirigida apurou, com exclusividade, que o Banco do Brasil já realiza o levantamento de necessidades para a próxima seleção, com possibilidade de vagas para níveis médio e superior.
Contudo, o Banco deve priorizar o cargo de escriturário, de nível médio, que tem a maior demanda. Atualmente, há mais de 7,8 mil cargos.
Quer se tornar um aprovado no Banco do Brasil? Comece os seus estudos e pratique com questões gratuitamente!
Cabe destacar que o próximo concurso do Banco do Brasil tem grandes chances de ser organizado pela Fundação Cesgranrio, que teve contrato renovado recentemente.
Firmado em 2020, o contrato entre o Banco do Brasil e a Cesgranrio já foi prorrogado duas vezes, com a última extensão válida até dezembro de 2025.
O contrato prevê que a instituição possa organizar quantos concursos forem necessários durante esse período.
O Banco do Brasil ressalta que novos concursos serão realizados conforme a demanda.
Portanto, se o próximo concurso for aberto até o final de 2025, a Cesgranrio deve ser a responsável pela aplicação das provas.
Leia também:
+ Concurso Banco do Brasil tem dezembro como mês decisivo; entenda!
+ Concurso Banco do Brasil pode ser para níveis médio e superior