Concurso Banco do Brasil 2021: veja como foram as provas
O concurso Banco do Brasil 2021 teve provas aplicadas neste domingo, 26. Veja como foi aplicação e o que candidatos acharam dos exames.
Autor:
Publicado em:26/09/2021 às 07:07
Atualizado em:26/09/2021 às 07:07
O concurso Banco do Brasil 2021teve as provas objetivas e discursivas aplicadas neste domingo, 26, em 2.673 locais de prova e 147 cidades em todos os estados do país e no Distrito Federal.
O BB e a Fundação Cesgranrio, banca organizadora, aguardaram 1.605.751 candidatos nos mais variados locais.
Questionado, o BB informou com exclusividade à Folha Dirigida o número de faltosos nas provas deste domingo, 26. O índice foi de 48%. Seguem na disputa,de acordo com o banco, 880.430 concorrentes na luta por uma das 4.480 vagas de escriturário. Faltaram, portanto,765.545 candidatos.
O banco avalia que foi um resultado positivo, já que, nas suas três últimas seleções, esse índice foi de 49,9% (2014), 38% (2015) e 52% (2018).
O presidente do BB, Fausto Ribeiro, esteve presente em um dos locais de prova e destacou as medidas de segurança sanitária adotadas no certame:
"Tomamos todos os cuidados necessários por conta da pandemia, com espaçamento entre os candidatos, com álcool em gel e com a exigência de utilização de máscara, para que a nossa sociedade possa estar protegida".
Ele também enfatizou o número recorde de candidatos: "A procura pelo concurso demonstra a força da marca Banco do Brasil. Os novos funcionários irão se somar à força de trabalho na rede de agencias para aprimorar a experiência dos nossos clientes.".
Este foi o maior concurso da história do país, superando a seleção da Caixa Econômica Federal de 2014, que, à época, registrou 1 milhão de inscritos.
A aplicação em geral foi bem avaliada pelos candidatos. Não houve relatos de falhas na organização, tampouco de problemas referentes às necessidades sanitárias por conta da pandemia da Covid-19.
O que se notou pela manhã, por volta das 11h, foi o início da movimentação dos candidatos chegando aos locais.
Por volta do meio-dia já era possível presenciar longas filas, o que gerou certa aglomeração. No entanto, a entrada dos candidatos, na maioria dos locais, foi tranquila. A aplicação também seguiu as regras estabelecidas no edital.
"Tudo certo com os protocolos de Covid. Prova organizada", disse a candidata Mariana Monteiro, que fez prova no Rio de Janeiro.
Por falar em Covid, a doença ainda gera obstáculos aos candidatos que prestam concursos. Hellen de Oliveira contou à reportagem a decepção de não poder fazer a prova já que foi diagnosticada com o vírus.
"Não pude ir fazer. Estudei tanto para realizar meu sonho e justo na semana (da prova) estou com Covid. Investi em curso, em tudo, mas não foi dessa vez", desabafou.
Relatos de candidatos atrasados também foram dados ao longo do dia. A maioria em regiões com fuso horário diferente de Brasília, o que gerou o atraso e a perda da prova (portões foram fechados às 13h, em ponto).
Matemática Financeira difícil e redação com vários temas
A sensação geral dos candidatos na saída dos locais de provas foi de uma avaliação difícil. É evidente, porém, que essa percepção varia muito de concorrente para concorrente.
As disciplinas mais comentadas, contudo, foram Matemática e Matemática Financeira, além da redação.
A maioria dos candidatos ouvidos pela reportagem viu nas disciplinas exatas maior dificuldade. Português e Inglês estavam "tranquilos".
"Acho que fui bem em questões de Matemática, Português e Informática. Tinham algumas pegadinhas nas questões de Inglês e de Matemática Financeira", avaliou Weidson Araujo, candidato a agente comercial.
"Achei a prova bem densa na parte de Matemática. Trabalhosa. Mas Português e Informática estavam tranquilas", disse Mariana Monteiro, outra candidata a agente comercial.
Dandara Pereira teve a mesma impressão: "Não estava difícil. O que pegou foi a redação, Matemática e Matemática Financeira", comentou.
Matheus de Vasconcelos, porém, teve mais dificuldades em Conhecimentos Bancários.
"Português, Inglês, Matemática e Matemática Financeira estava normal. A parte de Conhecimentos Bancários que achei difícil para mim, já que não faz parte do meu foco de estudo", explicou o candidato que vai fazer o concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro e teve essa prova como um teste.
Exigência de criptomoeda surpreendeu
Um dos pontos que tornou a prova de Matemática Financeira mais complicada para a maioria foi a cobrança de conhecimentos sobre criptomoeda.
Embora a exigência constasse no edital, muitos candidatos não estavam tão preparados para o assunto.
Redação com vários temas
A redação também foi bastante comentada. Ao longo do dia os candidatos perceberam que os temas variaram de acordo com o tipo de prova. Até o momento, quatro temas foram revelados, considerando as duas carreiras: agente comercial e agente de tecnologia. São eles:,
1 - "O impacto da satisfação do empregado no desempenho da empresa"
2 - "Os interesses de empresas e clientes e os limites da privacidade digital"
3 - "Desenvolvimento sustentável no Brasil"
4 - "Aspectos negativos da pandemia na educação"
Gabaritos do concurso Banco do Brasil saem nesta segunda, 27
Após essa primeira etapa, os candidatos serão classificados por microrregião/macrorregião/UF e de acordo com o total de pontos obtidos.
Serão eliminados aqueles que obtiverem aproveitamento inferior a 50% no conjunto das provas objetivas, em Conhecimentos Básicos ou na parte Específica.
Além disso, será eliminado o candidato com nota zero em qualquer uma das disciplinas.
Quem discordar das respostas preliminares divulgadas nesta segunda, 27, poderá recorrer, no site da banca, nos dias 27 e 28. A imagem do cartão-resposta será divulgada em 26 de outubro.
Somente será corrigida a redação dos aprovados, na objetiva, em uma posição que não ultrapasse o dobro do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva.
A redação, no modelo de um texto dissertativo-argumentativo, terá caráter eliminatório. A avaliação terá uma pontuação igual a 100, sendo necessário obter 70 pontos ou mais para ser aprovado.
O resultado das provas objetivas e as notas preliminares de redação serão liberados em 4 de novembro.
O candidato do BB luta por uma das 4.480 vagas de agente comercial (4 mil vagas) e agente de tecnologia (480 vagas). Ambas as carreiras são destinadas a quem possui o nível médio e têm ganhos de R$4.508,40.
COBERTURA PROVAS BANCO DO BRASIL 2021 EM TEMPO REAL
18h - Aplicação das provas encerrada em todo o país
17h - A uma hora do fim! A uma hora do final de prova o relato dos candidatos é de maior dificuldade em Matemática e Matemática Financeira. Provas de Português e Informática tranquilas, na visão da maioria.
16h40 - Candidato fala: "Acho que fui bem em questões de Matemática, Português e Informática. Tinham algumas pegadinhas nas questões de Inglês e de Matemática Financeira", avaliou Weidson Araujo.
16h38 - Candidato fala: "Tudo certo com os protocolos da Covid. Prova organizada. Achei a prova bem densa na parte de Matemática. Trabalhosa. Mas Português e Informática estavam tranquilas", disse Mariana Monteiro, candidata a agente comercial.
16h18 - Temas de redação comentados pelos candidatos.
1 - "O impacto da satisfação do empregado no desempenho da empresa"
2 - "Os interesses de empresas e clientes e os limites da privacidade digital"
3 - "Desenvolvimento sustentável no Brasil"
4 - "Aspectos negativos da pandemia na educação"
15h53 - Como fui na prova? Essa pergunta é comum após o exame. Os gabaritos saem nesta segunda, 27. Saiba mais aqui!
15h39 - Entre os relatos iniciais, a parte de Matemática Financeira foi apontada como dífícil pelos candidatos.
15h22 - Temas da redação REVELADOS!
Temas de redação comentados pelos candidatos.
1 - "O impacto da satisfação do empregado no desempenho da empresa"
2 - "Os interesses de empresas e clientes e os limites da privacidade digital"
3 - "Desenvolvimento sustentável no Brasil"
4 - "Aspectos negativos da pandemia na educação" (editado)
15h19 - Quantos faltosos na prova do Banco do Brasil? A reportagem já questionou o banco, que respondeu: "mais tarde divulgaremos uma comunicação oficial".
15h15 - Primeiros candidatos já deixam os locais de prova.
14h58 - Os tradicionais atrasados que perderam a prova já começam a aparecer nas redes. Principal motivo foi a confusão de horários para quem é de regiões que não seguem a hora de Brasília.
14h27 - Os primeiros candidatos deverão sair a partir das15h. Pelas regras do edital, apenas após duas horas de prova é que o concorrente pode deixar o local de prova.
13h - Portões fechados. Prova começa!
12h43 - A 15 minutos do fechamento dos portões há registros de filas nos locais de provas. Muitos candidatos marcando presença.
12h07 - LEMBRANÇA IMPORTANTE! Candidatos devem fazer a prova com caneta preta
11h58 - Novinhos on? Relatos de maioria jovem (média de 25 anos) nos locais de provas. Maioria busca o primeiro emprego!
11h36 - Movimentação de candidatos já é notada nos locais de provas. Portões abrem ao meio-dia