Concurso Banco do Brasil: saiba como se preparar antes do edital

Quem aguarda o novo concurso Banco do Brasil, previsto para este ano, já pode começar os estudos antes mesmo da publicação do edital.

Autor:
Publicado em:25/04/2020 às 07:00
Atualizado em:25/04/2020 às 07:00

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Segundo o professor,  a preparação para o concurso público não é uma "corrida de 100 metros, é uma maratona". Desta forma, a preparação antecipada é sempre melhor, ainda mais quando as bancas têm divulgado seus editais com pouco mais de um mês até a data das provas.
 

"O conteúdo programático costuma ser bastante extenso, e a prática das bancas tem sido soltar o edital com antecedência de, no máximo 45 dias para a data da prova. Se o candidato ficar esperando sair o edital pra começar a se preparar, certamente vai ter muito mais dificuldade", explica.


Para estudar, o professor indica que o candidato reveja todo o conteúdo dos editais anteriores. Ainda segundo ele, as matérias de Conhecimentos Bancários e Atualidades do Sistema Financeiro exigem uma especial atenção, já que o conteúdo não é abordado para o nível médio convencional.
 


Considerando as últimas bancas organizadora do concurso Banco do Brasil, Carlos Arthur Newlands, afirma que as provas são mais inteligentes, no estilo "questão-problema".
 

"Em vez de perguntar o que é determinado conceito, faz uma pergunta que aplica o conceito em uma situação concreta possível. Assim, isso exige do candidato que não se limite a decorar. É necessário compreender os conceitos e saber aplicá-los em situações hipotéticas, porém realistas", explica o professor.


Como estudar em meio ao Coronavírus?


A pandemia do novo Coronavírus assola o Brasil, assim como outros países. Para muitos candidatos de concursos públicos, tem sido difícil manter a rotina e a disciplina de estudos, diante da situação. 
 


Segundo o professor, se por um lado, com o isolamento social, todos têm mais tempo livre para estudar, por outro a sensação de solidão pode provocar angústias e dificultar a concentração.
 

"Para enfrentar essa dificuldade, sugiro que o candidato procure assistir vídeoaulas, se possível em cursos online, ou que tenham opção de mandar perguntas aos professores por e-mail ou por chat", avalia.


Por fim, Carlos Newlands reforça que a primeira coisa a se fazer é começar a prepação o quanto antes. Ainda segundo ele, o candidato deve se acostumar a acompanhar o noticiário econômico dos jornais e visitar site de autoridades reguladoras, como o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários.
 

"É importante acompanhar as mudanças nas normas reguladoras, que afetam o sistema financeiro e a estrutura e atividades das instituições financeiras", conclui. 

 

Concurso Banco do Brasil está previsto (Foto: Divulgação)
Concurso Banco do Brasil tem edital previsto para este ano
(Foto: Divulgação)


Concurso Banco do Brasil está confirmado


O edital do concurso Banco do Brasil para o cargo de escriturário já está em elaboração e segue confirmado. A publicação chegou a estar prevista para março, mas, em virtude da pandemia do Coronavírus, foi adiada.
 


Segundo fonte do alto escalação do BB, algumas questões burocráticas precisam ser resolvidas antes da abertura da seleção. Apesar disso, a fonte garantiu que o concurso está confirmado.

Ela, no entanto, não informou a oferta de vagas e a organizadora da seleção. Indagado se as provas serão aplicadas no primeiro ou no segundo semestre, a informação passada foi a de que “o cronograma ainda está sendo elaborado”

Professor Carlos Arthur
Professor e economista Carlos Arthur Newlands
(Foto: Arquivo pessoal)

A expectativa é que o BB possa anunciar, em breve, a distribuição das vagas pelos estados, bem como a instituição que irá aplicar as provas. As últimas seleções para o banco vêm sendo organizadas pela Fundação Cesgranrio, o que a torna favorita para ficar à frente desta seleção.

O cargo de escriturário exige apenas o nível médio e tem remuneração inicial de R$4.036,56, já incluindo auxílios-refeição e alimentação. A carga de trabalho é de 30 horas semanais, ou seja, seis horas diárias. Além do auxílio-transporte, o BB oferece os seguintes benefícios:
 

  • Participação nos lucros (geralmente, paga duas vezes ao ano);
  • Planos de saúde e odontológico;
  • Previdência privada com participação do banco;
  • Auxílio-creche/babá; e
  • Auxílio ao filho com deficiência.


Vagas para escriturário da área de Tecnologia


Segundo o BB, a princípio, as vagas de escriturário serão para a área de Tecnologia. No entanto, não está descartada a possibilidade de também existir oportunidades para o escriturário genérico (tradicional).

O que diferencia basicamente o concurso para escriturário tradicional e o da área de TI é o programa e o peso dado às disciplinas das provas. Ou seja, independentemente do conteúdo, as habilidades e competências requeridas aos concorrentes às vagas serão as mesmas.
 


Comparando-se os conteúdos dos concursos de 2015 (último para escriturário tradicional) e o de 2018 (escriturário de TI), percebe-se que, no segundo edital, houve a inclusão da disciplina de Probabilidade e Estatística e a exclusão das matérias de Cultura Organizacional, Técnicas de Vendas e Atendimento. 

Outro fator importante é que o conteúdo de Informática tornou-se mais amplo. Além disso, foi feita uma outra distribuição do número de questões por disciplinas.

Concurso 2015

  • Português (dez);
  • Raciocínio Lógico-Matemático (dez);
  • Atualidades do Mercado Financeiro (cinco);
  • Cultura Organizacional (cinco);
  • Técnicas de Vendas (dez);
  • Atendimento (dez);
  • Conhecimentos Bancários (dez);
  • Informática (cinco); 
  • Inglês (cinco), e
  • Redação.

Concurso 2018

  • Português (cinco);
  • Inglês (cinco);
  • Matemática (cinco);
  • Atualidades do Mercado Financeiro (cinco);
  • Probabilidade e Estatística (20);
  • Conhecimentos Bancários (cinco);
  • Informática (25); e 
  • Redação.

Se o programa da seleção de 2018 for mantido para o novo concurso, o ponto positivo, comparado ao edital de 2015, é a redução do número de disciplinas a serem estudadas: caiu de nove para sete.