Concurso Basa 2021 retifica cronograma novamente e adia provas
Depois da retificação, provas do concurso Basa 2021 serão aplicadas em maio.
Autor:
Publicado em:07/04/2021 às 11:11
Atualizado em:07/04/2021 às 11:11
O Banco da Amazônia (Basa) retificou novamente o cronograma do concurso Basa 2021, ainda em função das medidas de prevenção à pandemia da Covid-19.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira, dia 7 de abril, por meio de um edital publicado no Diário Oficial da União. O documento foi assinado pelo Diretor de Gestão de Recursos e do Portfólio de Produtos e Serviços do Banco, Luiz Otávio Monteiro Maciel Júnior.
A decisão levou em consideração os Decretos de nº 836, nº 25.853, e nº 36.531, que atualizam e estabelecem novas medidas de prevenção à pandemia do Covid-19 nos Estados do Mato Grosso, Rondônia e Maranhão. Todos esses locais terão aplicação de provas.
Dentre as principais alterações no calendário está a data de aplicação dos exames objetivos. Da primeira vez, as provas foram reagendadas para o próximo domingo, dia 11 de abril. No entanto, de acordo com o novo cronograma, as avaliações serão agora no dia 2 de maio.
Confira abaixo as principais datas retificadas:
Eventos
Datas
Obtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição no site da Fundação Cesgranrio, organizadora
28/04
Aplicação das provas objetivas
02/05
Gabaritos preliminares das provas objetivas
03/05
Interposição de recursos contra os gabaritos preliminares
03 e 04/05
Divulgação dos resultados preliminares e convocação para perícia médica dos candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos e dos candidatos que se declararam com deficiência
01/06
Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para pessoas pretas ou pardas
04 a 06/06
Perícia médica dos(as) candidatos(as) aprovados(as)que se declararam com deficiência
Provas objetivas do concurso Basa 2021 terão 60 questões
As avaliações do concurso Basa serão por meio de uma prova objetiva, que terá caráter eliminatório e classificatório. Após a retificação do cronograma da seleção, o exame será aplicado no dia 2 de maio de 2021.
Apesar da lotação do concurso ser em Belém, haverá aplicação de provas em diversas localidades onde o Banco da Amazônia conta com unidades. Entre elas: Belém/PA, Boa Vista/RR, Cuiabá/MT, Macapá/AP, Manaus/AM, Palmas/TO, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Santarém/PA e São Luís/MA.
Serão cobradas 60 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e outras 30 de Conhecimentos Específicos. A avaliação de Conhecimentos Básicos trará questões das disciplinas de:
Língua Portuguesa: 10 questões;
Noções de Sistema Bancário: 10 questões;
Legislação: cinco questões; e
Atualidades: cinco questões.
Para ser considerado habilitado, será necessário obter aproveitamento maior que 55% do total da pontuação no conjunto das provas de Conhecimentos Básicos e Específicos. Além de garantir, no mínimo, 45% de acerto no total da prova de Conhecimentos Básicos e 55% na de Conhecimentos Específicos.
O concurso Basa 2021 traz uma oferta de cinco vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva, para o cargo de técnico científico, na área de Tecnologia da Informação. O cadastro de reserva pode ter até 100 vagas.
O prazo de validade da seleção será de um ano, contado a partir da data de homologação do resultado final. Esse prazo poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.
Resumo do concurso Basa
Órgão: Banco da Amazônia (Basa)
Cargo: técnico científico na área de Tecnologia da Informação