Concurso Bombeiros AL: Idecan entra na disputa para ser a banca
O Idecan manifestou interesse de organizar o concurso Bombeiros AL que já tem edital autorizado pelo governo do Estado de Alagoas.
Autor:
Publicado em:11/02/2021 às 10:12
Atualizado em:11/02/2021 às 10:12
Mais uma banca entrou na disputa pela organização do concurso Bombeiros AL. Agora, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) também é uma candidata a ficar à frente da seleção.
O interesse da banca veio através de uma carta de manifestação, quando ela apresenta aos órgãos sua proposta de prestação de serviços para o planejamento, organização e realização dos concursos citados acima.
Mas, é importante destacar que outra banca desponta como favorita para organizar os concursos Alagoas, sendo ela o Cebraspe.
Até mesmo, recentemente, ementrevista à Folha Dirigida, o secretário do Planejamento de Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos, comentou sobre a escolha das organizadoras e citou banca de Brasília.
Ele diz que o Cebraspe está entre as bancas mais cotadas por conta do seu histórico e necessidade de realizar as seleções de forma célere.
"Nesses últimos anos que estou na frente da pasta, todos os concursos foram feitos pelo Cebraspe [...] É o caminho mais natural para a realização dos concursos", disse o secretário.
Apesar do parecer favorável por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE) acerca da banca, o chefe da pasta adiantou que nem todos os concursos Alagoas devem ser de fato organizados pelo Cebraspe, mas que há uma tendência para isso.
Edital Bombeiros AL já está autorizado com 170 vagas
A oferta será de 170 vagas, sendo 150 para soldado e 20 para oficial combatente. A confirmação veio em publicação extra do Diário Oficial do dia 13 de janeiro, que confirma o aval da PGE e do governador.
Concurso Bombeiros AL deve ter edital ainda no primeiro semestre
A corporação deve caminhar todo o processo de forma bem ágil. De acordo com o governo do Alagoas, a estimativa é de que o edital seja publicado entre abril e junho, ainda no primeiro semestre.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros são os que devem ter os editais publicados primeiro.
“Esperamos lançar o concurso para a Polícia Militare, ao mesmo tempo, concluir a formação de mil policiais que estão na Academia. Essas são duas medidas fundamentais para o avanço da qualidade da Segurança Pública nos próximos anos: mil novos policiais, que estão na fase final de formação nesse momento, e um concurso para mais mil novos policiais a ser aberto esse ano. Além disso, teremos concurso para delegado, para policial civil, agente penitenciário e estamos verificando maneiras de modernizar a Perícia Oficial”, disse Renan.
O governador também já autorizou o início do processo de escolha da banca. Espera-se que a organizadora possa ser definida nos próximos meses para que o edital saia dentro do prazo.
"Alguns deles já estão mais avançados os editais, como o da Polícia Militar, para soldados e oficiais, do Corpo de Bombeiros da mesma maneira para soldados e oficiais. Estamos finalizando a estruturação do concurso para saúde, que será um concurso amplo para várias carreiras na saúde pública. Para médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outras categorias também".
► O que é preciso para participar?
Os concorrentes deverão ter grau de escolaridade de nível médio completo, tanto para soldado quanto para oficial. Esse também é o requisito principal do concurso PM AL.
Estude para o concursos com a Folha Cursos
A Folha Cursoschegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!