As provas objetivas do concurso para o Corpo de Bombeiros do Amapá serão realizadas no dia 24 de julho. Os mais de 27 mil inscritos já podem consultar os locais de aplicação da etapa, pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC), mediante o preenchimento do número de CPF.
Os exames serão aplicados no período da manhã. Os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h30. Será necessário comparecer ao local de prova munido de: documento de identidade original e caneta esferográfica de material transparente de tinta azul ou preta.
O uso de máscara de proteção facial é facultativo. Serão disponibilizadas quatro horas para realização das provas. De acordo com o edital, a permanência mínima na sala de aplicação será de três horas.
Os candidatos deverão responder a 60 questões, sendo dez de Língua Portuguesa, dez de Matemática, cinco de Física, cinco de Química, cinco de Biologia, cinco de História do Estado do Amapá.
Além de cinco de Geografia do Estado do Amapá, cinco de Noções de Informática, cinco de Noções de Direito e cinco de Legislação Específica.
As provas serão avaliadas de zero a 60 pontos. Será classificado quem obtiver o mínimo de 60% de acerto na prova, não zerar em nenhuma disciplina e estiver classificado até a 1.500ª posição.
O concurso Bombeiros AP ainda será composto pelas etapas de: Exame Documental; Avaliação das Capacidades Físicas; Teste de Avaliação Psicológica; Exame de Saúde; Investigação Social.
Concurso Bombeiros AP tem 1.500 vagas de soldado
O edital do concurso para o Corpo de Bombeiros do Amapá foi publicado no dia 28 de abril. A oferta é de 1.500 vagas, em cadastro de reserva, para a carreira de soldado combatente.
Os requisitos para inscrição foram:
- Ensino médio completo;
- Idade de 18 a 30 anos até o último dia de inscrição no concurso;
- Altura de 1,55m para mulheres e 1,60 para homens.
A remuneração será de R$2.827, durante o curso de formação, e R$5.313,18 após o curso. Esses valores são brutos, sem os descontos obrigatórios.
Neste concurso, o cargo de soldado passou a exigir o ensino médio completo. Isso porque o governo estabeleceu que o curso de formação será equivalente ao nível superior, como Tecnólogo em Segurança Pública.
“Deixamos de exigir que tenha necessariamente o curso superior. Você pode concorrer só tendo o nível médio. Porque o curso de formação dos soldados, seja dos Bombeiros ou da Polícia Militar, será de tecnólogo (nível superior) em Segurança Pública”, afirmou o governador Waldez Góes.
As inscrições puderam ser feitas até o dia 10 de junho, pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora. Ao todo, 27 mil pessoas se candidataram.
A oferta do concursos é para formação de cadastro de reserva, isto é, os aprovados poderão ser convocados durante todo o prazo de validade (de dois anos, com chance de prorrogação por mais dois),
De acordo com o governo do Amapá, a estimativa é que a primeira turma para o curso de formação tenha 200 aprovados para o Corpo de Bombeiros.