Concurso Bombeiros BA: governador anuncia edital com 500 vagas
Rui Costa anuncia que um novo concurso Bombeiros BA será realizado e deve ter edital ainda neste segundo semestre. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:03/08/2022 às 13:09
Atualizado em:03/08/2022 às 13:09
A Segurança Pública da Bahia deve receber reforços em breve com a chegada de novos servidores, e não somente na Polícia Militar. Um novo concurso Bombeiros BA foi anunciado e deve ter edital ainda este ano.
Segundo o governador Rui Costa, a oferta será de 500 vagas efetivas e imediatas.
No entanto, ainda não se sabe a distribuição das oportunidades pelos cargos. É provável que sejam contempladas as carreiras de soldado e oficial.
O chefe do executivo não deu mais detalhes acerca dos preparativos. Mas, indicou que a intenção é ter os novos editais publicados ainda no segundo semestre deste ano.
Quadro de Oficiais Auxiliares Bombeiros Militares: 45 vagas; e
Quadro Especial de Tenentes Auxiliares Bombeiros Militares: 30 vagas.
A seleção, no entanto, não avançou com os preparativos e, portanto, não se sabe essa oferta está mantida entre as 500 vagas anunciadas pelo governador.
Concurso Bombeiros BA teve último edital em 2017
O Corpo de Bombeiros da Bahia não realiza concurso desde 2017, quando teve seu último edital publicado. Na época, a oferta foi de 750 vagas para soldados, sendo 672 destinadas a candidatos do sexo masculino e 72 para o sexo feminino.
Para concorrer foi preciso ter nível médio completo ou médio/técnico de escolaridade. Além de ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, além da estatura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
As chances foram para lotação nas seguintes regiões: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas.
Etapas de seleção
Em 2017, os candidatos foram avaliados através de provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira foi composta por 80 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 50 de Conhecimentos Específicos.
Já a discursiva foi uma Redação, de no mínimo 20 linhas e no máximo 30.
O candidato tinha a opção de escolher entre três temas apresentados. Também era necessário alcançar um mínimo de 60% de acerto nessa avaliação.
Os aprovados nessa etapa ainda passarão pelas fases de: avaliação psicológica, exames médicos-odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação e investigação social.