Concurso Bombeiros CE: corporação confirma aval para novo edital

Um novo concurso Bombeiros CE já tem sinal verde do governo e pode acontecer a qualquer momento. A informação foi passada pela corporação.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:10/07/2024 às 14:40
Atualizado em:10/07/2024 às 15:04

O governador do Ceará já sinalizou positivamente para a realização do novo concurso Bombeiros CE. Portanto, a corporação já tem o aval para a nova seleção e os preparativos deve iniciar.


Em resposta ao Jornalismo do Qconcursos Folha Dirigida, o Corpo de Bombeiros do Ceará confirmou que foi solicitado um novo concurso público.

"De fato o CBMCE demandou a SSPDS um concurso público. O governador já sinalizou positivamente", disse a corporação.

Os detalhes sobre a oferta de vagas, de acordo com a corporação, serão passados Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS ).


No ano passado, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros CE, coronel José Cláudio Barreto de Sousa, chegou a mencionar que um novo concurso foi solicitado à pasta. A informação foi passada durante entrevista ao JP News Fortaleza.


O chefe da corporação, no entanto, não deu detalhes sobre os cargos que serão contemplados.


Na época, José Cláudio destacou que o Corpo de Bombeiros do Ceará tem, atualmente, menos de 1,8 mil servidores para atender a todo o estado, sendo homens e mulheres.


>> Prepare-se para o ano olímpico dos concursos. São mais de 100 mil vagas esperando por você. Clique aqui e saia na frente nessa disputa!

Governador confirma novo concurso Bombeiros CE

Publicamente, o governador Elmano de Freitas já confirmou em diversas oportunidades que vai reforçar a Segurança Pública do Ceará. Nesta semana, ele voltou a dizer que o Corpo de Bombeiros será contemplado com novo concurso.


Além da corporação, a Polícia Militar e a Polícia Civil também devem receber reforço no efetivos.

"Vou fazer concurso para a Políca Civil, Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros. Eu quero toda a Força de Segurança máxima para enfrentar o crime (...) nós vamos colocar mais polícia", disse Elmano.

O chefe do executivo não deu detalhes sobre o quantitativo de vagas para cada corporação, mas enfatizou que o desejo é permitir o enfretamento do crime onde os índices são mais altos.


A promessa de mais concursos na Segurança CE tem sido feita por Elmano desde que assumiu o governo, nas eleições de 2022.


Em junho, o governador chegou a dizer que os novos concursos da PM CE e do Corpo Bombeiros CE seriam anunciados nos próximos dias - mas isso ainda não aconteceu.

"Daqui a alguns dias, nós vamos anunciar, governador e secretário de Segurança, um conjunto de medidas para melhorar a Segurança Pública do Estado do Ceará. E pode ter certeza que no meio disso tem chamada de mais policial militar, tem concurso para Polícia Militar, tem concurso para o Corpo de Bombeiros", disse o governador.

Para Elmano de Freitas, a população tem que perceber o aumento do efetivo das forças de Segurança na rua.


Antes do edital ser publicado com todas as regras e o cronograma, uma banca organizadora deve ser contratada para receber as inscrições.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações do concurso Correios e mais. Acesse aqui!

Novo concurso Bombeiros CE já tem aval do governador e pode acontecer

(Foto: Governo do Ceará)


Último concurso Bombeiros CE aconteceu em 2013

O último concurso para o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará foi realizado há mais de dez anos. O edital foi publicado em 2013 e trouxe 300 vagas para soldados e oficiais.


Dessas oportunidades, 270 eram para o ingresso de novos praças, com exigência de nível médio, e 30 para oficiais, cujo pré-requisito era ter o nível superior.


Requisitos

Candidatos de ambos os sexos puderam entrar na disputa, mas além da comprovação a escolaridade, outros pré-requisitos foram exigidos, como:

  • Ter idade igual ou superior a 18 e inferior a 30 anos na data de matrícula do curso de formação;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação da categoria "AB";
  • Ter, no mínimo, 1,62m de altura, se do sexo masculino, e 1,57m, se feminino.


Candidato com tatuagem definitiva, visível com o uso do uniforme de serviço de mangas curtas, foi considerado incapacitado para ingressar nas carreiras.


Os salários iniciais oferecidos, na época, eram de R$2.638,61 para soldados e de R$4.121,78 para oficiais. Todos os concorrentes foram avaliados por meio de várias etapas.


Os concorrentes foram avaliados por meio de diversas etapas de seleção, sendo elas:

  1. provas objetivas;
  2. exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico; e
  3. curso de formação.

Durante o curso, foram realizadas a avaliação psicológica, física, investigação social e exame final objetivo das disciplinas teóricas e práticas, além da nota de avaliação de conduta.