Concurso Bombeiros MG: assinado contrato com banca. Edital iminente!
Corpo de Bombeiros de Minas Gerais assina contrato com Fundep para realização do novo concurso com 40 vagas para oficiais.
Autor:
Publicado em:24/04/2020 às 10:20
Atualizado em:24/04/2020 às 10:20
O Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais deu o último passo para abertura do novo concurso para oficiais: a contratação da banca organizadora. O extrato de contrato com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 24.
Dessa forma, a banca será a responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas de seleção, como provas objetivas. O contrato com a Fundep, com data de assinatura em 22 de abril, terá duração de um ano, podendo ser estendido.
Agora, as partes poderão se reunir para definir o cronograma do concurso Bombeiros MG de oficiais. A tendência é que a pandemia do Coronavírus seja levada em consideração na escolha das datas de prova.
Uma vez que a orientação do Ministério da Saúde é evitar aglomerações e manter o distanciamento social para reduzir o contágio. O edital está na iminência de ser publicado, já que os trâmites internos para escolha da banca foram concluídos.
A corporação ainda não informou um prazo oficialmente para abertura do concurso. A oferta será de 40 vagas, sendo 30 para o Curso de Formação de oficiais (Quadro de Oficiais Bombeiros Militar) e dez para o quadro de oficiais de saúde.
De acordo com os últimos concursos, para se candidatar ao cargo de oficial do CBM MG foi necessário ter idade entre 18 e 30 anos; ensino médio completo e altura mínima de 1,60m.
Para os oficiais de saúde, os requisitos foram curso superior na área de interesse e até 35 anos de idade. Nesse caso, nos últimos editais, não houve critério para altura mínima.
Último concurso Bombeiros MG para oficiais foi em 2018
O último edital de concurso para o quadro de oficiais do Corpo de Bombeiros de Minas foi publicado em 2018. Ao todo, foram oferecidas 30 vagas, das quais 27 para homens e três para mulheres. Na época, o salário inicial foi de R$5.769,42.
A Fundep também foi a banca organizadora dessa seleção. Para completar a inscrição foi preciso quitar a taxa de R$177,49.
Os concorrentes foram submetidos a quatro etapas: provas objetivas e de redação; exames médicos preliminares e teste psicológico; teste de capacitação física e habilidades natatórias; exame toxicológico.
Na primeira fase, os inscritos responderam a 50 questões de Língua Portuguesa; Literatura Brasileira; Matemática; Geografia; História; Direitos Humanos; Química; Biologia; Física; e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
Para ser aprovado foi necessário alcançar, pelo menos, 60% do total de pontos da prova objetiva, assim como não zerar nenhum dos conteúdos. A redação teve valor de dez pontos e apenas os primeiros 120 aprovados no exame de múltipla escolha tiveram a avaliação corrigida.