Concurso Bombeiros PI 2022: o que falta para o edital?
Com banca definida e em processo de contratação, entenda o que falta para a abertura do concurso Bombeiros PI 2022.
Autor:
Publicado em:12/01/2022 às 10:55
Atualizado em:12/01/2022 às 10:55
Previsto, inicialmente, para outubro de 2021, o edital do concurso Bombeiros PI ainda não foi publicado. A banca organizadora, inclusive, já foi definida. Então, o que falta para a abertura da seleção?
Folha Dirigida acompanha de perto o processo para a realização do concurso. Os trâmites administrativos são responsáveis pelo atraso na abertura da seleção.
Isso porque, apesar da banca definida, o processo de contratação da mesma ainda precisa passar pelo aval dos órgãos responsáveis. No momento, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) avalia o processo.
"Os requisitos técnico-econômicos da operação foram cumpridos em seus aspectos relevantes, sendo considerado baixo o risco de sua realização, competindo ao gestor decidir sobre a conveniência e oportunidade da autorização".
Desta forma, cabe à PGE avaliar o processo e emitir o seu posicionamento pela abertura do concurso ou não.
Caso seja aprovado, o contrato com a banca poderá ser publicado no Diário Oficial do Estado, dando início assim ao processo de publicação do edital.
Como antecipado, a Fundação Universidade Estadual do Piauí (Uespi), responsável pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), foi escolhida como organizadora.
A expectativa é de que o concurso seja aberto neste início de ano, com provas dois meses após a publicação do edital. A seleção, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo, é necessária para a complementação do efetivo.
"Temos um efetivo reduzido, mas de bravos guerreiros e o concurso é importante para essa complementação. Vamos trabalhar agora no edital [...] e faremos o possível para que aconteça ainda este ano", frisou.
O que falta para o edital do concurso Bombeiros PI 2022 ser publicado?
(Foto: Divulgação)
Confira as vagas e etapas do concurso Bombeiros PI
Folha Dirigida já teve acesso ao projeto básico do edital do concurso Bombeiros PI. O documento confirma as vagas e etapas da seleção.
Segundo o termo de referência, serão oferecidas 60 vagas para a carreira de soldado, que tem o nível médio completo como requisito.
Além disso, a corporação costuma exigir idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, no período de inscrição, carteira de habilitação a partir da categoria "B" e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). Os vencimentos ainda não foram revelados.
O projeto básico do edital também afirma que a seleção poderá ser regionalizada. Já os candidatos serão avaliados em até cinco etapas, sendo elas: exames de conhecimentos (provas escritas); psicológico; de saúde; e de aptidão física; além da investigação social.
Ao todo, o Corpo de Bombeiros do Piauí espera receber, pelo menos, 5 mil candidatos. O projeto traz ainda outros detalhes, como as vacâncias na corporação, que podem permitir que mais aprovados, além das vagas imediatas (60), sejam convocados.
Segundo o documento, por lei, a corporação deve contar com 1.442 bombeiros militares, mas, atualmente, dispõe de 344 militares na ativa. Um déficit de 1.098 cargos.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Resumo sobre a seleção
Órgão: Corpo de Bombeiros do Piauí
Cargos: soldado
Vagas: 60
Requisitos: nível médio, CNH tipo "B", idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
Remuneração: a partir de R$3.100
Banca: Nucepe (cotada)
Edital: 2022
Veja como foi o último concurso Bombeiros PI
O último edital para um concurso Bombeiros PI foi publicado no mês de setembro de 2017. Na época, foram abertas 110 vagas para soldados.
Desse total, 100 foram para homens e dez para mulheres. Para se candidatar, era preciso ter o nível médio completo, carteira de habilitação a partir da categoria "B", idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) foi o responsável pela seleção, que teve seis etapas de seleção mais o curso de formação.
A primeira etapa, a prova objetiva, contou com 60 questões, sendo elas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Noções de Informática, Legislação Institucional e Noções de Direito.
Os aprovados tiveram seus exames discursivos corrigidos. De acordo com a aprovação, os selecionados ainda realizaram: avaliação de saúde; teste de aptidão física (TAF); exame psicológico; e investigação social.
Os aprovados foram convocados para o curso de formação. Em 2017, a remuneração inicial era de R$3.100.