Conforme o documento divulgado, os candidatos serão avaliados, inicialmente, por provas objetivas e discursivas (redação), contendo 70 questões, sendo elas de:
- Língua Portuguesa (12);
- Matemática (dez);
- Física (oito);
- Química (oito);
- Biologioa (oito);
- Legislação (seis);
- Informática (seis);
- Geografia (seis); e
- História (seis).
Ao todo, serão 100 pontos no total. Os critérios de aprovados, nessa etapa, serão revelados no edital. Já os conteúdos a serem cobrados em cada disciplina podem ser conferidos no site da corporação (clique aqui)
Concurso Bombeiros PR tem conteúdo programático divulgado (Foto: SESP)
Além do Corpo de Bombeiros PR, a Polícia Militar também está autorizada a preencher 230 vagas de soldado.
O salário inicial previsto da carreira é de R$5.401,58. Com a autorização, a Secretaria de Segurança Pública do Estado pode contratar a empresa responsável pela organização e realização do concurso.
Somente com a banca contratada, o edital poderá ser publicado. A expectativa é para que isso ocorra ainda este ano.
O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, ressaltou que o reforço no efetivo fortalece as instituições.
"A contratação dos novos policiais e bombeiros militares vai ajudar a fortalecer a segurança. Com mais profissionais, equipamentos, integração e tecnologia, estamos dando corpo para as instituições atuarem nos 399 municípios", disse.
Saiba tudo sobre a seleção
- Órgão: Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Paraná
- Banca: a definir
- Cargos: soldado de 2ª Classe
- Requisitos: nível médio completo, no máximo 30 anos de idade na data do primeiro dia da inscrição e CNH tipo B
- Vagas: 230 para soldados da PM e 130 para soldado dos Bombeiros
- Lotação: Estado do Paraná
Veja como foram os últimos concursos PM PR e BM PR
Ao todo, o último concurso contou com 2.400 vagas para soldados, sendo 2 mil para a Polícia Militar e 400 para o Corpo de Bombeiros do Paraná.
Para concorrer, era preciso ter o nível médio completo e, no máximo, 30 anos de idade na data do primeiro dia da inscrição.
Além disso, o candidato precisava ter carteira de habilitação ou permissão para dirigir na categoria "B", no mínimo, válida e sem impedimentos (categoria "A" não supre esse requisito).
No ato da inscrição, era preciso optar por um dos seguintes municípios para, preferencialmente, realizar a prova objetiva, sendo eles:
- Campo Mourão,
- Cascavel,
- Curitiba,
- Foz do Iguaçu,
- Francisco Beltrão,
- Guarapuava,
- Ivaiporã,
- Jacarezinho,
- Londrina,
- Maringá,
- Ponta Grossa,
- Paranaguá,
- Paranavaí,
- Telêmaco Borba,
- Umuarama e
- União da Vitória.
Realizadas em junho de 2021, as provas do concurso PM PR e Bombeiros PR contaram com 60 questões, sendo elas de Língua Portuguesa (15); Matemática (12); História (dez); Geografia (12); Informática (sete); e Estatuto da Criança e do Adolescente (quatro).
Segundo o governo, o índice de abstenção ficou em 44,2% (70.018 candidatos não compareceram à prova). A seleção teve 155,7 mil inscritos, sendo 137.377 para soldado da PM e 18.324 para bombeiro militar.
Somente foram aprovados aqueles com nota igual ou superior a 20 pontos no exame objetivo. Os habilitados, dentro do número de vagas especificado no edital, tiveram a redação corrigida.
A seleção ficou válida por um ano, após a homologação do resultado final da segunda turma. Em 2022, as convocações foram anunciadas.
O concurso autorizado esta semana será o segundo da atual gestão, para essas duas classes. Essa também será a primeira contratação para o Corpo de Bombeiros, depois da desvinculação da estrutura hierárquica da PM PR, promulgada pela Assembleia Legislativa.
Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!