Concurso Bombeiros-RJ: FunRio só aguarda OK para publicar edital
O edital do concurso Bombeiros-RJ 2021 só depende de aval do governo para ser publicado. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:20/04/2021 às 07:02
Atualizado em:20/04/2021 às 07:02
A FunRio está aguardando apenas o sinal verde do Corpo de Bombeiros-RJ e do governo do estado para poder publicar o edital do concurso Bombeiros-RJ 2021 para 3 mil vagas temporárias de soldado e oficial.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) já deu o aval jurídico para a corporação publicar o documento, mas falta ainda a autorização da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ), que analisa o impacto financeiro das contratações.
Tão logo a pasta aprove a abertura do concurso, a FunRio vai elaborar o cronograma e encaminhar o edital para a publicação no Diário Oficial.
A expectativa é que a seleção possa ser aberta ainda neste mês de abril. Coopera para isso a declaração do governador em exercício, Claudio Castro, de que a Segurança será prioridade no seu governo.
As oportunidades serão distribuídas por várias especialidades e abrangerão diversos municípios do estado, sendo que a maior parte será para a capital e cidades da Região Metropolitana.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Bombeiros-RJ abrirá vagas nos níveis médio e superior
Das 2.548 vagas de soldado, 1.352 serão somente para a especialidade de combatente. Haverá ainda 475 vagas para motorista (combatente com CNH), 336 para guarda-vidas e 385 para técnico de enfermagem.
Exceto a última, que exige nível médio/técnico, as demais requerem apenas o nível médio. As vagas de oficial serão para a área de Saúde, em cargo que exige o nível superior.
Haverá oportunidades para assistente social, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e médico em diversas especialidades, tais como socorrista, anestesista, cardiologista, neurologista, intensivista, entre várias outras.
Os contratos terão duração de 12 meses, podendo ser renovados até o limite de oito anos, assim como acontece nos concursos para as Forças Armadas.
Remunerações
De acordo com a lei que criou o Serviço Militar Temporário Voluntário no Corpo de Bombeiros, durante o primeiro ano os contratados vão receber remunerações inferiores ao dos soldados e oficiais efetivos, que atualmente são de R$3.352,55 e R$7.930.40, respectivamente.
Esses valores só passarão a ser pagos caso a partir do segundo ano de contrato, caso seja renovado. No entanto, o Corpo de Bombeiros-RJ ainda não informou efetivamente qual será a remuneração paga nos primeiros 12 meses.
Estima-se que, ao menos para soldado, seja um salário mínimo.
Estrutura das provas definida
A estrutura do concurso já está definida. A prova objetiva contará com 50 questões para soldado e 60 para oficial. O exame deverá ocorrer 60 dias após a divulgação do edital. As disciplinas vão variar conforme o cargo e especialidade escolhidas pelo candidato.
Para soldado, a prova objetiva contará com 15 perguntas de Português, 15 de Matemática e 20 de Raciocínio Lógico.
A exceção é para a especialidade de técnico de enfermagem, que contará com 15 de Português, dez de Matemática e 25 de Conhecimentos Específicos.
Para oficial nas especialidades de enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo, a prova objetiva contará com 15 questões de Língua Portuguesa e 45 de Conhecimentos Específicos.
Para médico socorrista, serão também 15 de Português e 45 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência. Já os médicos das demais especialidades realizarão 15 questões de Língua Portuguesa, 20 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência e 25 de Conhecimentos Específicos.
Os aprovados realizarão o Teste de Aptidão Física (TAF). A aplicação das etapas deverá ser realizada em todo o Estado do Rio de Janeiro, de forma regionalizada.