Concurso Bombeiros RJ temporários: dicas de Língua Portuguesa
Concurso Bombeiros RJ temporários está em fase de escolha da banca organizadora e deve ter oferta de 3 mil vagas de nível médio. Confira!
Autor:
Publicado em:18/11/2020 às 07:22
Atualizado em:18/11/2020 às 07:22
Último edital para soldado combatente é o melhor guia para estudos
Segundo o professor Jonacir, os futuros candidatos devem utilizar como base de estudo o programa do último concurso para soldado combatente, para vagas efetivas, realizado em 2014.
Para o professor, não só o programa do concurso de 2014 será praticamente o mesmo, como também a corporação deverá manter para a seleção de soldado temporário a cobrança de 20 questões de Língua Portuguesa.
“A probabilidade de manter o mesmo número de questão é grande, haja vista que, mesmo sendo um concurso para um cargo temporário, a competitividade existe. Eu não vejo motivos para não se fazer uma seleção nos moldes anteriores.”
Jonacir Rodrigues diz que os candidatos não devem ficar preocupados com qual instituição será escolhida para organizar o concurso, sobretudo porque o programa de 2014 não deverá ser alterado.
“A escolha da organizadora apenas nos direciona a um estudo mais específico, voltado para o modelo da banca. O conteúdo é único e independente de organizadora. Tome como base o último concurso e, caso precise, faça apenas os ajustes no conteúdo”, recomendou.
Assuntos que pode ser cobrados na provas de bombeiro temporário
O professor Jonacir Rodrigues acredita que a prova de Português para soldado temporário trará questões de compreensão e interpretação de texto, regência e complemento verbal, além de funções morfológicas, com ênfase em verbos e conjunções.
“São os assuntos mais explorados em concursos nos dias atuais. Não será diferente nesse concurso”, explicou.
Por fim, o professor orienta os futuros candidatos a realizarem muitos exercícios, sobretudo questões de provas anteriores. No entanto, reforça a necessidade de o candidato estudar os tópicos das matérias para entenderem sobre o assunto.
“Não há receita ou mágica para ser aprovado em concurso público. A única alternativa é estudar. Então, intensifique os estudos. Não espere a divulgação da banca para iniciara preparação. Além disso, identifique os assuntos que você tem mais dificuldade e trate-os com maior atenção.”
Prova objetiva deve ser a segunda etapa da seleção
A prova objetiva deverá ser a segunda etapa do concurso para soldado temporário dos Bombeiros. Antes dela, a corporação planeja realizar uma corrida de 5 km, em que os candidatos serão monitorados por chip e filmagens.
Serão aprovados nessa fase até três vezes o número de vagas previsto no edital. Sendo assim, até 15 mil candidatos serão habilitados para as provas escritas. A seleção contará ainda com uma outra fase de teste de aptidão física, porém mais completa, e exame médico.
No último concurso para efetivos, os testes físicos foram compostos por:
corrida de meio fundo - 2.400 metros em até 13 minutos;
corrida de velocidade - 100 metros em até 18 segundos;
abdominal - 30 repetições em até um minuto;
barra - três repetições sem limite de tempo;
e natação - 50 metros em até 65 segundos.
Os candidatos tiveram a possibilidade de duas tentativas para realizar cada um dos exercícios.
Comissão já estuda banca organizadora para a seleção
A comissão responsável pela seleção já iniciou o processo de escolha da organizadora e a expectativa é de que, entre o final deste mês e o início do próximo, a banca que aplicará a prova já esteja definida.
A abertura do concurso para 3 mil vagas de soldado temporário do Corpo de Bombeiros RJ é só uma questão de tempo. A seleção, que deverá reunir um grande número de inscritos e poderá ser aberta ainda este ano, é uma prioridade do governo e, em breve, a organizadora da seleção será definida.
Para concorrer, será necessário ter o nível médio e idade entre 18 e 25 anos. O contrato terá duração de um ano, podendo chegar a oito. Os aprovados receberão um salário mínimo no primeiro ano de atuação, passando a ganhar, a partir do segundo ano, a remuneração de um soldado bombeiro militar, que é de R$3.352,55.