Concurso Bombeiros RO: retificação aumenta número de classificados
Edital do concurso Bombeiros RO para oficiais é retificado e aumenta número de classificados nas primeiras etapas. Veja os detalhes!
Autor:
Publicado em:05/10/2022 às 12:00
Atualizado em:05/10/2022 às 12:00
O edital do concurso Bombeiros RO para oficiais teve nova retificação publicada na terça-feira, 4, no Diário Oficial de Rondônia. Aumentou o número de aprovados na primeira etapa da seleção, composta por provas objetivas, discursivas, prova de aptidão física, investigação social e prova de títulos.
Ao invés de 60, serão 80 classificados (sendo 40 para oficial bombeiro combatente e 40 para oficial bombeiro complementar - Engenheiro Civil). Eles poderão ser convocados para o curso de formação, durante o prazo de validade do concurso.
As provas objetivas e discursivas foram aplicadas no dia 25 de setembro. Os candidatos tiveram que responder a questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
Oficial combatente:
Direito Penal Militar: 15 questões;
Direito Processual Militar: 10 questões;
Direito Penal: 5 questões;
Direito Processual Penal: 5 questões;
Direito Civil: 5 questões;
Direito Administrativo: 15 questões;
Direito Financeiro: 5 questões;
Direito Ambiental: 5 questões;
Direito Constitucional: 10 questões;
Legislação Institucional: 10 questões;
Legislação Institucional: 5 questões;
História e Geografia de Rondônia: 10 questões.
Oficial complementar - Engenheiro Civil:
Língua Portuguesa: 15 questões;
Matemática: 15 questões;
História e Geografia de Rondônia: 10 questões;
Informática Básica: 10 questões;
Conhecimentos na Área de Formação: 25 questões;
Instruções Técnicas do CBM/RO: 25 questões.
Na parte discursiva, foi preciso responder a quatro questões dissertativas. Para oficiais combatentes serão referentes à disciplina de Legislação Institucional.
Já para oficiais complementares, as questões dissertativas foram sobre a disciplina de Segurança e Proteção Contra Incêndio e Pânico.
Na prova de aptidão física, cuja data será divulgada em breve, os participantes deverão executar os exercícios de: barra fixa/suspensão isométrica; abdominal Curl Up; teste de corrida de 12 minutos; e natação de 50 metros. Os parâmetros de avaliação serão diferentes para homens e mulheres.
Do total de oportunidades, cinco são para oficial combatente e três para oficial complementar - Engenheiro Civil. Confira os detalhes de cada um a seguir:
Oficial combatente:
Vagas: 5
Requisitos: nível superior em Direito; idade entre 18 e 35 anos (completados antes do ingresso do curso de formação); altura de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Remuneração: após o curso de formação, será de R$7.932,89
Jornada de trabalho: regime integral de trabalho
Oficial complementar - Engenheiro Civil:
Vagas: 3
Requisitos: nível superior em Engenharia Civil; idade de 18 a 30 anos (completados até a data de publicação do edital no Diário Oficial). altura de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Remuneração: após o curso de formação, será de R$8.786,50
Jornada de trabalho: regime integral de trabalho
No caso de oficiais combatentes, para os militares da ativa do estado de Rondônia não há limite de idade para participação no concurso. Já para oficiais complementares, o limite é de 30 anos.
A lotação dos aprovados se dará conforme a necessidade e a política de pessoal do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia.