Mais de 50 mil pessoas estavam inscritas no concurso Brigada Militar RS. Desta forma, a concorrência geral foi de, aproximadamente, 12 candidatos por vaga.
A prova contou com 50 questões, sendo elas de:
Língua Portuguesa (dez questões);
Legislação Específica (dez);
Conhecimentos Gerais (dez);
Matemática (dez);
Direitos Humanos e Cidadania (cinco); e
Informática (cinco).
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, pontuação igual ou superior a 50 no somatório das matérias, além de, no mínimo, um acerto em cada disciplina.
Somente serão encaminhados para o exame de saúde (segunda etapa) os primeiros 6 mil aprovados no exame intelectual. Após essa fase, os habilitados ainda realizarão testes físicos e psicológicos.
O resultado final do concurso sairá em data a ser divulgada pela banca. Após a conclusão de todas as fases, a seleção será homologada e ficará válida por dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
Concurso Brigada Militar RS teve provas dia 30 de janeiro
(Foto: Ascom 15 BPM)
Concurso Brigada Militar RS oferece 4 mil vagas
Ao todo, o concurso Brigada Militar RSconta com 4 mil vagas para soldados, na Polícia Ostensiva do Estado do Rio Grande do Sul.
Para concorrer, era necessário apresentar o nível médio completo e idade mínima de 18 e máxima de 25 anos (até o último dia das inscrições - 30 de dezembro).
Além disso, os candidatos devem ter altura mínima de 1,65m (sexo masculino) e 1,60m (sexo feminino) e carteira de habilitação na categoria "B".
Os aprovados terão ganhos iniciais de R$4.689,23 para jornada de 40 horas.
A escolha da lotação de atuação se dará pela média final obtida pelos candidatos no curso de formação, que servirá como critério de classificação para ordem de nomeação.
Segundo o vice-governador e titular da pasta, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o concurso vai garantir a reposição de efetivo. Já os primeiros aprovados devem ser convocados imediatamente após a conclusão de todas as etapas.
"Nossa expectativa é de que possamos chamar os primeiros aprovados para dar início ao curso de formação ainda no segundo semestre de 2022", disse.