Concurso Brigada Militar RS: comissão organizadora é formada

Um novo concurso Brigada Militar RS está nos planos da Secretaria de Segurança Pública, a partir da nomeação da nova comissão organizadora.

Autor:
Publicado em:06/08/2021 às 08:41
Atualizado em:06/08/2021 às 08:41

Um novo concurso Brigada Militar RS está nos planos do Estado do Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira, 6, a Secretaria de Segurança Pública (SSP RS) publicou os nomes dos integrantes da nova comissão organizadora. São eles:

Departamento Administrativo

  • titular: TC QOEM Carlos Eduardo Silva Dorneles;
  • suplente: TC QOEM Ailton Pereira Azevedo.

Departamento de Ensino

  • titular: Maj QOEM Letícia Dall’igna;
  • suplente: Maj QOEM Luciano Brum Wislocki.

Departamento de Saúde

  • titular: Maj QOES Andressa Prestes Stolz;
  • suplente: Maj QOES Lidiana Mayer Knebel.

Departamento de Logística e Patrimônio

  • titular: Maj QOEM Noelia Raggio;
  • suplente: Maj QOEM Reginaldo Luciano Silveira.

Departamento de Informática

  • titular: Maj QOEM Leandro Gustavo Missio;
  • suplente: TC QOEM Marcelo Fraga Carpes.

Com a comissão formada, os próximos passos incluem o levantamento do número de vagas e cargos a serem oferecidos, a elaboração do projeto básico do edital e a escolha e contratação da banca organizadora.

Somente com a banca definida, um novo edital poderá ser publicado. Ainda não estão confirmados os cargos (soldado ou oficial) que serão oferecidos. 

Concurso Brigada Militar RS tem nova comissão (Foto: Divulgação)
Concurso Brigada Militar RS tem nova comissão
(Foto: Divulgação)

Último concurso para oficial saiu em 2018

Publicados em 2018, os editais do concurso Brigada Militar RS ofereceram 250 vagas para oficiais. Deste total, 200 foram para capitão da Polícia Ostensiva e 50 para o Corpo de Bombeiros.

Para concorrer era preciso ter o superior completo em Ciências Jurídicas e Sociais. O salário inicial era de R$11.620,55, para jornada de 40 horas. 

Os concursos foram compostos por cinco etapas, sendo elas:

  • exame intelectual (provas objetiva, discursiva e de títulos);
  • exame de saúde;
  • Teste de Capacitação Física (TAF);
  • avaliação psicológica (testagem coletiva e entrevistas de grupo e individual); e 
  • prova oral.

As provas objetivas e discursivas foram compostas por 80 questões distribuídas por disciplinas de: Português, Direito (Administrativo, Civil, Constitucional e da Criança e do Adolescente) Legislação Aplicada a Função, Direito Internacional e Humanos, Penal, Processual Penal, Penal Militar e Processual Penal Militar.

Já a prova discursiva contou com dez questões, sendo duas de Direito Constitucional, duas de Direito Administrativo, duas de Direito Penal e/ou Processual Penal, duas de Direito Penal Militar e/ou Processual Penal Militar e duas de Legislação aplicada à função.

Folha Cursos

Concurso Brigada Militar RS soldados saiu em 2017

Já os editais do concurso Brigada Militar RSpara soldados foram publicados em outubro de 2017, com 4.550 vagas.

Desse total, 450 foram para soldados do Corpo de Bombeiros e 4.100 para a Polícia Ostensiva. O requisito era o nível médio completo.

Já o vencimento inicial oferecido era de R$3.760,54 para jornada de 40 horas. Na época, a seleção recebeu 42.520 inscrições. 

O destaque ficou para o cargo de soldado de primeira classe do Corpo de  Bombeiros, com 6.935 participantes, gerando uma concorrência de 15 pessoas por vaga.

Já para soldado de primeira classe da Brigada Militar, 35.585 candidatos concorreram ao cargo, que teve concorrência de, aproximadamente, oito pessoas por vaga. 

Os candidatos foram avaliados por diversas etapas, sendo a primeira delas a prova objetiva. O exame contou com questões de Língua Portuguesa, Legislação Específica, Informática, Matemática, Direitos Humanos e Cidadania e Conhecimentos Gerais.