Concurso Búzios RJ: novo prefeito deverá dar andamento aos estudos

Aberto na gestão anterior, o processo para um novo concurso Búzios RJ precisa passar pela avaliação do novo prefeito Alexandre Martins.

Autor:
Publicado em:05/02/2021 às 10:00
Atualizado em:05/02/2021 às 10:00

O novo prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (Republicanos), deverá dar andamento aos estudos para a realização de um novo concurso Búzios RJ, apesar do arquivamento do processo da Procuradoria Geral do Município (PGM) que previa os estudos da nova seleção.

Em dezembro de 2020, antes de deixar o cargo, o então prefeito em exercício, Henrique Gomes, abriu um processo administrativo público para a realização do próximo concurso.

Na ocasião, a prefeitura, que fica localizada na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que iria atender às diversas decisões judiciais e solicitações por parte do Ministério Público (MP).

O processo foi então encaminhado à PGM. Entre os cargos previstos estavam: procurador, psicólogo, auxiliar de creche, professor, motorista e agente administrativo, entre outros.

No entanto, a PGM arquivou o processo no início deste ano, com a seguinte justificativa:

"Tendo em vista que o presente processo administrativo foi distribuído ainda na gestão anterior e, considerando que a nova gestão ainda adotará os estudos e os procedimentos necessários para a realização do concurso público, em observância aos ditames legais e constitucionais, restou prejudicado o requerimento".

Desta forma, para que o próximo concurso de Armação dos Búzios seja realizado, o atual prefeito precisará dar andamento aos estudos, com a abertura de um novo processo administrativo para o levantamento de cargos e vagas. 

Como a seleção é uma recomendação do Ministério Público, o novo prefeito deve abrir um novo processo na PGM e avançar com a seleção.

Concurso Búzios RJ depende de aval do novo prefeito (Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios)
Concurso Búzios RJ depende de aval do novo prefeito
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Prefeitura de Búzios RJ
  • Cargo: procurador, psicólogo, auxiliar de creche, professor, motorista e agente administrativo, entre outros
  • Vagas: a definir
  • Requisito: todos os níveis (previsto)
  • Remuneração: a definir
  • Banca: a definir
  • Status: em estudo

Concurso Búzios é aguardado desde 2019

A abertura do novo concurso Búzios é aguardada desde 2019. Na época, em resposta à Folha Dirigida, a Secretaria de Administração afirmou que a seleção seria para as carreiras que não foram contempladas no último edital ou que tinham o cadastro de reserva esgotado.

Para a realização da seleção, no entanto, o ex-prefeito Henrique Gomes encaminhou várias convocações de candidatos aprovados na seleção anterior.

Tanto as chamadas quanto o novo edital visam atender a uma determinação judicial para que a prefeitura substitua contratos comissionados por servidores efetivos.

Apesar de previsto desde 2019, a prefeitura já tinha adiantado que a seleção poderia ser realizada em 2021, por conta do período eleitoral.

"Se não sair em 2019, sairá em 2021", disse a Administração em 2019.

Prepare-se para concursos com a Folha Cursos

Folha Cursos

Último concurso Búzios ofereceu mais de mil vagas

O último concurso de Búzios para efetivos foi aberto há oito anos, em 2012. Na época, foram oferecidas 1.567 vagas imediatas, entre cargos dos níveis fundamental, médio e superior.

Do total de vagas, 510 foram para a área da Saúde, 619 para a Educação e 438 para o quadro geral do Executivo. Os vencimentos iniciais, na época, variavam de R$622 a R$9.450.

Segundo a Funcab, empresa que organizou a seleção, foram registradas 43.700 inscrições. A maior parte foi para os cargos de inspetor de alunos, com 5.674 inscritos, e técnico de enfermagem, com 2.840. 

Edital

Os candidatos foram avaliados por diversas etapas. Na primeira delas, a prova objetiva, foram cobradas de 30 a 50 questões, dependendo da vaga concorrida.

As disciplinas também variaram, sendo Língua Portuguesa comum a todos os cargos.

O concurso também teve provas discursiva para advogados, prova prática para merendeira, cozinheira e motorista, e teste de aptidão física para os cargos de guarda municipal e marítimo ambiental, além da análise de títulos para os professores.