Concurso Búzios RJ: empresa será contratada para receber as taxas

Instituição financeira será escolhida para o recebimento das taxas e novo concurso Búzios RJ poderá sair do papel. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:09/10/2025 às 18:34
Atualizado em:09/10/2025 às 18:35

Os preparativos para o novo concurso Búzios RJ poderão avançar nas próximas semanas. Isso porque a prefeitura de Búzios abriu um processo para contratação da instituição financeira responsável pela cobrança e recebimento das taxas de inscrição.


A escolha será feita por meio de pregão eletrônico, com recebimento das propostas até as 10h do dia 23 de outubro.


O aviso da licitação foi publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas do Governo Federal. É importante destacar que esse processo não está relacionado à escolha da banca organizadora, que ficará encarregada da aplicação das provas.


O objetivo da Prefeitura é contratar uma empresa para prestar serviços bancários de emissão e registro de boletos de cobrança referentes às inscrições dos concursos públicos municipais.


Embora ainda não haja data definida para a publicação do edital, o contrato com a instituição vencedora terá duração de 12 meses, o que indica que a abertura das inscrições do próximo concurso não deve demorar.


O Qconcursos coloca você no caminho certo para a aprovação. Acesse e confira!

Com banca definida para concurso, Búzios RJ escolherá instituição financeira para taxas

(Foto: Divulgação)


Concurso Búzios RJ tem banca contratada há três anos

Desde novembro de 2022, a Prefeitura de Búzios RJ mantém contrato assinado com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) para a realização de seu novo concurso público, após escolha feita pela Secretaria de Administração.


De lá para cá, no entanto, os processos não avançaram, e o edital ainda não chegou a ser publicado.


Na época, o município informou que a banca ficaria responsável por realizar um estudo técnico do concurso público, além de promover a revisão da reestruturação administrativa, do Estatuto dos Servidores Públicos e do plano de cargos, carreiras e vencimentos.


A realização do novo concurso de Búzios RJ faz parte do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o município e a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Cabo Frio, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).


Em dezembro de 2020, antes de deixar o cargo, o então prefeito em exercício, Henrique Gomes, abriu um processo administrativo público para viabilizar o novo concurso.


O processo foi encaminhado à Procuradoria-Geral do Município (PGM), e entre os cargos previstos estavam: procurador, psicólogo, auxiliar de creche, professor, motorista e agente administrativo, entre outros.


A abertura do novo concurso de Búzios é aguardada desde 2019. Naquele ano, em resposta à Folha Dirigida, a Secretaria de Administração informou que a seleção contemplaria as carreiras não incluídas no último edital ou aquelas com o cadastro de reserva esgotado.


► Confira o CALENDÁRIO DE OUTUBRO , com os principais eventos, e organize a sua preparação para concursos!


Último concurso Búzios RJ teve mais de 1,5 mil vagas

O último concurso público da Prefeitura de Búzios RJ para cargos efetivos foi realizado há mais de dez anos, em 2012, e ofereceu 1.567 vagas imediatas distribuídas entre os níveis fundamental, médio e superior.


As oportunidades foram divididas entre as áreas da Saúde (510 vagas), Educação (619) e o quadro geral do Executivo (438). Na época, as remunerações iniciais variavam de R$622 a R$9.450, conforme o cargo.


De acordo com a Funcab, banca responsável pela seleção, o concurso registrou 43.700 inscrições. Os cargos com maior número de candidatos foram inspetor de alunos, com 5.674 inscritos, e técnico de enfermagem, com 2.840.


Os candidatos passaram por diversas etapas de avaliação. A primeira foi a prova objetiva, composta por 30 a 50 questões, a depender do cargo. As disciplinas variaram conforme a função, mas Língua Portuguesa foi exigida em todas as provas.


Também houve prova discursiva para o cargo de advogado, avaliação prática para merendeiro, cozinheiro e motorista, além de Teste de Aptidão Física (TAF) para guarda municipal e guarda marítimo ambiental. Os candidatos a professor foram avaliados ainda por meio de análise de títulos.


Clique para saber mais

Carregando...