Concurso Búzios RJ: banca é contratada e novo edital é iminente

Previsto, pelo menos, desde dezembro de 2020, novo concurso Búzios RJ será realizado por meio do Ibam, segundo anúncio da prefeitura.

Autor:
Publicado em:14/11/2022 às 11:00
Atualizado em:30/07/2023 às 04:10

O novo concurso Búzios RJ está perto de ser realizado. Conforme anúncio feito nesta segunda-feira, 14, a prefeitura contratou a banca que ficará responsável pelo próximo edital.

Por meio da Secretaria de Administração, a Prefeitura de Armação dos Búzios, no Estado do Rio de Janeiro, confirmou a contratação do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).

Segundo o município, caberá à banca elaborar o estudo técnico do concurso público e realizar a revisão da restruturação administrativa, do Estatuto dos Servidores Público e do plano de cargos, carreiras e vencimentos.  

A realização do concurso Búzios RJ faz parte do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o município e a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, Núcleo Cabo Frio – Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

Novo concurso Búzios RJ é confirmado e tem banca definida (Foto: Divulgação)
Novo concurso Búzios RJ é confirmado
e tem banca definida (Foto: Divulgação)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Prefeitura de Búzios RJ
  • Cargos: a definir
  • Requisitos: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Banca: Ibam
  • Edital: 2022/2023

Ex-prefeito autorizou concurso Búzios RJ

O atual prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins, é o responsável por dar andamento ao novo concurso Búzios RJ.

Em dezembro de 2020, antes de deixar o cargo, o então prefeito em exercício, Henrique Gomes, abriu um processo administrativo público para a realização do próximo concurso

Na ocasião, a prefeitura, que fica localizada na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que iria atender às diversas decisões judiciais e solicitações por parte do MPRJ.

O processo foi então encaminhado à Procuradoria Geral do Município (PGM). Entre os cargos previstos estavam: procurador, psicólogo, auxiliar de creche, professor, motorista e agente administrativo, entre outros.

No entanto, a PGM arquivou o processo no início de 2021, com a seguinte justificativa:

"Tendo em vista que o presente processo administrativo foi distribuído ainda na gestão anterior e, considerando que a nova gestão ainda adotará os estudos e os procedimentos necessários para a realização do concurso público, em observância aos ditames legais e constitucionais, restou prejudicado o requerimento".

Desta forma, a atual gestão contrata o Ibam para realizar o próximo concurso. Segundo o município, a seleção contará com vagas para diversos cargos da Administração Municipal, incluindo todos os níveis de escolaridade.

A abertura do concurso Búzios é aguardada desde 2019. Na época, em resposta à Folha Dirigida, a Secretaria de Administração afirmou que a seleção seria para as carreiras que não foram contempladas no último edital ou que tinham o cadastro de reserva esgotado.

Último concurso Búzios ofereceu mais de mil vagas

O último concurso de Búzios para efetivos foi aberto há dez anos, em 2012. Na época, foram oferecidas 1.567 vagas imediatas, entre cargos dos níveis fundamental, médio e superior.

Do total de vagas, 510 foram para a área da Saúde, 619 para a Educação e 438 para o quadro geral do Executivo. Os vencimentos iniciais, na época, variavam de R$622 a R$9.450.

Segundo a Funcab, empresa que organizou a seleção, foram registradas 43.700 inscrições. A maior parte foi para os cargos de inspetor de alunos, com 5.674 inscritos, e técnico de enfermagem, com 2.840. 

Edital

Os candidatos foram avaliados por diversas etapas. Na primeira delas, a prova objetiva, foram cobradas de 30 a 50 questões, dependendo da vaga concorrida.

As disciplinas também variaram, sendo Língua Portuguesa comum a todos os cargos.

O concurso ainda teve prova discursiva para advogados, prática para merendeira, cozinheira e motorista, e Teste de Aptidão Física (TAF) para os cargos de guarda municipal e marítimo ambiental, além de uma análise de títulos para os professores.